quinta-feira, 7 de agosto de 2014

OS BENEFÍCIOS DOS PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS PARA A SAÚDE

                                                
De acordo com a Legislação Brasileira, probiótico é definido como suplemento alimentar microbiano vivo que afeta de maneira benéfica a saúde pela melhora no seu balanço microbiano.
Os probióticos são microrganismos vivos definidos como alimentos funcionais, encontrados em alimentos lácteos que consumidos em quantidades adequadas podem trazer benefícios à nossa saúde. 

Quais são os efeitos?
Os probióticos estimulam a proliferação de bactérias benéficas, reforçando os mecanismos naturais de defesa do organismo.  
A microbiota saudável é definida como a microbiota normal que conserva e promove o bem estar e a ausência de doenças, especialmente do trato gastrintestinal.

Os prebióticos identificados atualmente são carboidratos não-digeríveis, incluindo a lactulose, a inulina e diversos oligossacarídeos que fornecem carboidratos que as bactérias benéficas do cólon são capazes de fermentar.
As fibras da dieta estão incluídas na ampla categoria dos carboidratos. Elas podem ser classificadas como solúveis, insolúveis ou mistas, podendo ser fermentáveis ou não-fermentáveis.

Quais são os efeitos?
Como os componentes da fibra da dieta não são absorvidos, eles penetram no intestino grosso e fornecem substrato para as bactérias intestinais. As fibras solúveis são normalmente fermentadas rapidamente, enquanto as insolúveis são lentamente ou apenas parcialmente fermentadas.
As fibras solúveis formam géis quando em contato com a água, tornam os alimentos mais viscosos e levam a uma menor absorção dos lipídeos, podendo auxiliar na diminuição do colesterol e triglicérides. Já as fibras insolúveis passam intactas por todo o processo digestivo, aumentam o bolo fecal e a motilidade intestinal, sendo muito úteis nos casos de constipação, aumentam a biodisponibilidade de certas vitaminas e minerais, como o cálcio, e têm um possível efeito hipocolesterolêmico e anticarcinogênico.
Para alcançarmos os benefícios é importante um consumo diário de alimentos como frutas, leguminosas e cereais integrais.

 Postado por Eliane Indena e Flávio Faitarone. Fonte: Rev. Bras.de Ciências Farmacêuticas\Scielo    

Nenhum comentário:

Postar um comentário