sábado, 6 de setembro de 2014

A Importância da Suplementação de Folato para a Gestação



O ácido fólico, também conhecido como folato e vitamina B9 (por ser uma vitamina do complexo B), possui grande importância nos processos cerebrais. Para as mulheres que pensam em engravidar, esta vitamina é essencial.

Segundo um estudo publicado em 2012 na biblioteca Cochrane, da Organização Mundial da Saúde (OMS ), o uso de ácido fólico e ferro durante a gravidez reduziu os casos de anemia e de bebês nascidos com baixo peso. A vitamina também é importante na formação do DNA e desenvolvimento fetal.

O que mais preocupa os médicos e profissionais da área de saúde em relação ao consumo de ácido fólico é na prevenção de problemas neurológicos. “A vitamina ajuda a prevenir defeitos no fechamento do tubo neural, primórdio do sistema nervoso central do feto”, explica o site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O uso é recomendado a partir de um mês até três meses antes de engravidar e dois meses a três meses depois da concepção. Consulte o seu ginecologista quando estiver pensando em ter um filho e siga as instruções com o uso do suplemento. No entanto, se o consumo começar após a descoberta da gestação, não há proteção do sistema nervoso central do bebê.

A quantidade a ser ingerida varia de 0,6 a 0,4 miligramas (ou 600 a 400 microgramas) ao dia, conforme orientações de estudos. Muitas mulheres desconhecem os benefícios do ácido fólico e como consumir, e a falta dele pode fazer com que seus bebês nasçam com alguma deficiência neurológica.

Estudos mais recentes associam o uso do ácido fólico com a redução de casos de autismo. Segundo o JAMA (The Journal of the American Medical Association), os riscos de desenvolvimento de distúrbios é 40% menor quando a gestante ingere diariamente a dose recomendada da vitamina.

Sabendo que o ácido fólico ajuda seu bebê a ser mais saudável, não deixe de iniciar o uso antes da gestação e continuar conforme as orientações do seu médico. A alimentação balanceada também beneficia o desenvolvimento do feto.
Na alimentação o ácido fólico pode ser encontrado em diversos alimentos:

 Vegetais de folhas verde-escuras.
 Tomate, aspargo, brócolis, lentilha e feijão.
 Fígado de boi e gema de ovo.
 Frutas cítricas, como laranja, lima, limão e tangerina.

Postado por: Flávio Faitarone

Fonte: site Fundação Oswaldo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário