quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA



"Um Adolescente Saudável, será um Adulto Saudável"

A adolescência é o estágio da vida definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o intervalo compreendido entre 10 e 19 anos de idade.
No período da adolescência, além das transformações fisiológicas, o indivíduo sofre importantes mudanças psicossociais, o que contribui para a vulnerabilidade característica desse grupo populacional. Os adolescentes podem ser considerados um grupo de risco nutricional, devido à inadequação de sua dieta decorrente do aumento das necessidades energéticas e de nutrientes para atender à demanda do crescimento.
As práticas alimentares adotadas atualmente na adolescência tem correspondido a dietas ricas em gorduras, açúcares e sódio, com pequena participação de frutas, verduras e leite e derivados; sendo comuns hábitos alimentares com o consumo excessivo de refrigerantes e lanches do tipo"fast food" .
Os grupos alimentares imprescindível para essa fase que não pode faltar são alimentos fonte de cálcio, grupo de frutas, ingestão de água e o cuidado com o  excesso de gorduras e açúcares, assim como, a ingestão habitual de alimentos industrializados.
A ingestão de água,  é importante, pois 70% do nosso corpo é composto por água. Uma boa hidratação melhora o funcionamento do organismo, elimina impurezas, facilita o trânsito intestinal e melhora a circulação sanguínea. Já a desidratação causa fadiga, cansaço, constipação, câimbras, pressão sanguínea irregular, pele seca e problemas renais. Segundo Wirth (2010) apud Oliveira et al (2011) “a excessiva ingestão de alimentos líquidos industrializados e de sabor doce, principalmente entre crianças e adolescentes, fez com que passassem a se hidratar essencialmente por meio destes alimentos, abandonando definitivamente a água”.
“É na adolescência que ocorre o aumento da retenção de cálcio para a formação óssea, período este crítico de mineralização do osso, o que poderá influenciar futuramente o aparecimento de osteoporose”. O consumo de cálcio durante a adolescência  é necessário para manter  o balanço positivo suficiente para suprir as demandas ósseas e prevenir o risco de fraturas, lembrando ainda a importância da exposição ao sol para que a Vit D seja ativada para ajudar na fixação do cálcio nos ossos.
O Programa  5 itens, é importante para a ingestão de frutas diariamente. Para obtenção de vitaminas e minerais essenciais para saúde e manutenção do corpo. Fornecendo fibras solúveis e insolúveis que ajudam na saciedade e no funcionamento intestinal. Seu consumo também previne câncer, diminui o risco de doenças e ajuda na hidratação. O Programa 5 ao dia “o baixo consumo de Frutas está entre os dez principais fatores de risco associados à ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. O aumento do consumo desses alimentos traz impactos positivos sobre a saúde porque: contribui para a diminuição do consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, fornece vitaminas, minerais e fibras necessários para o pleno funcionamento do organismo e contribui para o controle do peso.”

A quantidade de açúcar, sódio, óleo que contém nos alimentos industrializados, é extremamente exorbitante  o consumo comparado com a recomendação diária de consumo desses alimentos. Referente à OPAS (2003) o aumento do sedentarismo, excesso de ingestão de doces e gorduras, substituição de proteína vegetal por proteína animal e baixo consumo de fibras são os principais fatores ambientais responsáveis pelo aumento da obesidade.

A escolha do ambiente de grupos de adolescentes para a promoção de hábitos de vida saudáveis deve ser encorajada, por ser um local de intenso convívio social e propício para atividades educativas.
As intervenções nos hábitos de vida devem ser iniciadas o mais precocemente possível, já que na adolescência ocorrem mudanças importantes na personalidade do indivíduo e por isso é considerada uma fase favorável para a consolidação de hábitos que poderão trazer implicações diretas para a saúde na vida adulta.

Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Fonte: COLUCCI, A.C.A. et al. Relação entre o consumo de açúcares de adição e a dequação da dieta de adolescentes residentes no município de São Paulo. Rev. Nutr. Campinas, 2011 v.24 n.2. 219-231 p.
ENES, C. C.; SLATER B. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Rev. Bras. Epidemiol, 2010 v.13 n.1 p.163-71




Nenhum comentário:

Postar um comentário