sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cãibras



                                     


Fonte: http://docedieta.com/saude/por-que-caibras-ocorrem/

As Cãibras Musculares Associadas ao Exercício (CMAE) são um dos problemas mais comuns a requerer cuidados médicos durante ou imediatamente após eventos desportivos.
Sua definição: “contração muscular súbita, localizada, involuntária, contínua e dolorosa”.

Fatores que pode levar a ter cãibras: ambiental, desidratação, depleção electrolítica e fadiga.
A ingestão de água antes, durante e após o exercício é de extrema importância de forma a evitar as consequências inerentes à desidratação como a diminuição da capacidade de desenvolver trabalho anaeróbio, instalação mais precoce de fadiga muscular e mental e acumulação de calor (podendo levar a hipertermia) principalmente em ambientes quentes e úmidos.
A concentração de electrólitos, em particular magnésio, potássio, sódio e cloro, devido à sua inadequada reposição durante o exercício. Esta teoria sugere que “o potencial elétrico de nervos e tecidos musculares é afetado pelas concentrações de sódio, cloro e potássio em ambos os lados da membrana celular, alterando o potencial elétrico”.

No tratamento, os primeiros sinais de contração muscular, o atleta pode aliviar, ou pelo 
menos adiar, crises graves através do consumo de soluções salinas apropriadas – por exemplo, 3g (½ colher de chá) de sal dissolvido em aproximadamente 470-600ml de bebida desportiva.
Durante muitos anos, atletas associavam as cãibras ao deficit de potássio ou outros minerais como cálcio ou magnésio no organismo, porém, estudos mostram que o deficit e desses minerais é menos propensos a causar CMAE. As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio e cloro.

Os minerais são facilmente repostos através da dieta e a população atlética ingere quantidades de vitaminas e minerais, se os atletas fazem uma dieta adequada não há necessidade de suplementação desses minerais.

Fonte de Potássio:Banana, peixe (Salmão, mariscos), abacate, folhas verdes, feijão, molho de tomate.

Fonte de Magnésio: ƒOleaginosas, leguminosas (Soja), cereais integrais, frutos do mar, vegetais verde escuros (Espinafre cozido).

                                                      


Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Fonte: França, Guilherme Fernando Trigo. Cãibras Musculares Associadas ao Exercício e Nutrição: Mitos e Factos. Faculdade de Ciência da Nutrição e Alimentação, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário