segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Pós Treino

Praticar exercícios é fundamental para uma vida saudável, mas cuidado, uma alimentação deficiente depois do seu treino pode levar seu organismo ao limite da saúde. A baixa ingestão de nutrientes afeta o sistema imunológico levando ao futuro desenvolvimento de doenças. A hidratação e ingestão adequada de carboidrato, proteína, gordura, vitaminas e minerais é fundamental para manter a integridade física e proporcionar melhor rendimento para continuar o exercício físico por tempo prolongado, atingindo seus objetivos.

O metabolismo de carboidratos tem papel crucial no suprimento de energia para atividade física e para o exercício físico. No exercício de alta intensidade a maioria da demanda energética é suprida pela energia da degradação dos carboidratos. Tornam-se disponíveis para o organismo através da dieta, são armazenados em forma de glicogênio, muscular e hepático e sua falta leva a fadiga (MAUGHAN et al, 2000). 

                                                     

A refeição adequada pós-exercício reabastece os músculos do atleta e esportista para o próximo treino ou competição, a ingestão de carboidratos até 30 minutos do término do exercício é fundamental para evitar a instalação da fadiga. Para total recuperação da energia muscular: coma nos primeiros 30 minutos pós-treino. 
Caso não consiga comer alimentos sólidos pós-exercício, consuma após no máximo 30 minutos uma bebida esportiva, contendo proteína de rápida absorção e carboidrato de alto índice glicêmico e coma alimentos sólidos após 2 horas e 4 horas.
Alimentos ricos em carboidratos como batatas, massas, aveia e bebidas esportivas com índice glicêmico moderado e alto são boas fontes de carboidratos para a síntese de glicogênio muscular e devem ser a primeira escolha de carboidratos nas refeições de recuperação (COYLE, 2005). 
Necessário pós treino ingerir Carboidratos de alto índice glicêmico e proteínas, alimentos pobre em lipídeos e fibras, e beber líquidos.
 Após 30 minutos:
- Bebidas esportivas
- Barras energéticas
- Frutas secas (damasco, ameixa e uva passa)
- Iogurtes desnatados.
Fonte: SILVA, A. L. et al. A INFLUÊNCIA DOS CARBOIDRATOS ANTES, DURANTE E APÓS-TREINOS DE ALTA INTENSIDADE. Rev. Bras. de Nutr. Esp. 2008. 
Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Nenhum comentário:

Postar um comentário