segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ZINCO




A atividade física intensa aumenta a formação de espécies reativas de oxigênio que podem causar lesões musculares e danos na membrana de eritrócitos, prejudicando o desempenho de atletas. Para prevenir os efeitos causados pelo estresse oxidativo, o organismo possui vários mecanismos antioxidantes, alguns dependentes de zinco.
Atletas geralmente apresentam ingestão dietética desse mineral insuficiente para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina. 
O sistema de defesa antioxidante do organismo tem como principal função inibir ou reduzir os danos causados às células pelas espécies reativas de oxigênio. Existe uma grande variedade de substâncias antioxidantes, as quais podem ser classificadas em função da origem e/ou localização em antioxidantes dietéticos, podemos classifica-lo como antioxidante de prevenção, pois impede a formação de radicais livres.

A ingestão recomendada de zinco na dieta é de 8mg/dia para mulheres e de 11mg/dia para homens.

Uma forma de compensar a ingestão dietética insuficiente de minerais e vitaminas e com isso minimizar os efeitos das espécies reativas de oxigênio associadas ao exercício físico é o uso de suplementos. Muitos investigadores têm estudado o efeito da suplementação com micronutrientes na redução de indicadores de estresse oxidativo em atletas. A suplementação de zinco por atletas tem sido associada com maior força muscular isométrica e maior resistência muscular. Cabe ressaltar que esse consumo suplementar deve ser feito com cautela para evitar possíveis efeitos adversos. A suplementação excessiva de zinco (50 mg/dia) pode inibir a absorção de cobre proveniente da dieta.  Estudo mostram que  suplementar na faixa de 17 a 50mg/dia é suficiente para reduzir o aumento do colesterol-HDL, induzido pela atividade física.

O Zinco merece maior atenção no aconselhamento nutricional para minimizar os danos causados pelo estresse oxidativo sobre o desempenho e a saúde dos atletas.

Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Fonte: KOUTY & DOUNANGELO. Zinco, extresse oxidativo e atividade física.



Nenhum comentário:

Postar um comentário