quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Bebidas Isotônicas

Durante a prática de uma atividade física intensa, o nosso corpo perde uma quantidade significativa de água e eletrólitos. A desidratação causada pelo esforço físico pode influenciar negativamente no desempenho do atleta. Dessa forma, é fundamental que seja feita a reposição hídrica e eletrolítica. Quando o exercício não ultrapassar 1 hora de duração, a reposição pode ser feita com água. Mas, quando o exercício for mais prolongado e intenso, é recomendada a ingestão de um repositor hidrolítico, devido a grande perda de sais minerais.

As bebidas isotônicas são as recomendadas neste caso. Elas são formuladas com nutrientes que permitam o alcance e/ou manutenção do nível apropriado de energia para atletas e possuem uma pequena quantidade de carboidrato em sua composição. Os isotônicos têm sua concentração de eletrólitos e a pressão osmótica semelhante a do nosso corpo, fazendo com que sua absorção seja mais rápida.


“As pessoas andam usando isotônicos de forma exagerada, inclusive crianças. O aumento de 60% nos últimos cinco anos no consumo de bebidas isotônicas fez com que a Anvisa mudasse a classificação de ''alimento para praticantes de atividade física'' para ''alimento para atletas''. Segundo a Anvisa, as bebidas isotônicas são alimentos para fins especiais classificadas como suplementos hidroelétrolitico para atletas, destinados a auxiliar a hidratação, com osmolalidade entre 270 a 330 mOsm/kg água no produto pronto para o consumo.” 

A ingestão de forma inadequada dos isotônicos pode trazer grandes problemas para a saúde. Só deve ser consumido se houver a necessidade de ser feita a reposição hídrica e eletrolítica.

Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário