sábado, 13 de dezembro de 2014

Pasta de amendoim

                                             


As oleaginosas como amendoim, nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, etc são ricas em ácidos graxos insaturados (ácido oléico, ácido linoléico e ácido alfa-linolênico) e pobres em ácidos graxos saturados. Além disso, são ótimas fontes de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas antioxidantes, minerais (selênio, magnésio e manganês) e fitoquímicos como o resveratrol.

O resveratrol é um antioxidante fenólico capaz de reduzir os riscos de câncer e doenças cardiovasculares, por diminuir a oxidação da LDL e por inibir a agregação plaquetária.

Assim como o resveratrol, a arginina presente nas oleaginosas também possui ação na prevenção de doenças cardiovasculares pois diminui a agregação plaquetária e dilata os vasos sanguíneos pela liberação de óxido nítrico.

O  amendoim é uma leguminosa de altíssimo valor nutritivo com um perfil vitamínico invejável e uma grande quantidade de proteínas vegetais (25 a 30 % de sua composição).
Estudos comprovam que o consumo de amendoins nos lanches intermediários garantem a saciedade por um período superior a duas horas e este fato inibe o consumo de outros lanches mais calóricos. Portanto, o consumo controlado de amendoins não só inibe o ganho de peso bem como aumenta a saciedade e a adesão ao plano de reeducação alimentar.

A Organização Mundial da Saúde deixa bastante claro que a saúde não é apenas a ausência de doenças e sim o conjunto de condutas preventivas associadas ao prazer de viver. Devemos seguir esta orientação da melhor maneira aliando as necessidades à qualidade e ao prazer de comer.


Postado por: Aline Roschel

Fonte: http://www.abicab.org.br/wp-content/uploads/Amendoim-Funcional.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário