segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Os perigos do açúcar na alimentação



,

   O que todos já sabem é que o açúcar tem muitas calorias, vazias de nutrientes, e que é um grande responsável para o aumento de peso. Porém, alguns trabalhos realizados nestas últimas décadas demonstram que o perigo do açúcar vai muito além de engordar e estragar a silhueta tão querida. Primeiro porque, só o fato de aumentar a gordura corporal, principalmente a abdominal, já pode desencadear inúmeras disfunções, segundo, por ser um grande agravante no processo de aceleração do envelhecimento e por fim e mais perigoso, é que pode causar até câncer e se tornar um vicio, o que não é nada difícil. 

   O consumo de açúcar ao longo dos anos vem aumentando cada vez mais, e isto vem de encontro a várias comprovações científicas que dizem que o açúcar vicia tanto quanto o álcool, o cigarro ou qualquer outra droga. Quanto mais se consome mais necessidade tem de consumir e em quantidades cada vez maiores. 
 O açúcar aumenta os níveis de hormônios como a dopamina e a serotonina, o que causa uma momentânea sensação de bem estar, mas com a liberação da insulina, esse estado de excitação passa rapidamente, e a pessoa sente vontade de comer mais açúcar, portanto, o açúcar pode viciar.

   Como o perfil metabólico é uma característica individual, nem todas as pessoas reagem da mesma forma com relação ao consumo do açúcar, porém a grande maioria pode apresentar sérios problemas à saúde, dependendo das suas heranças genéticas, freqüência de consumo, quantidade, idade, sexo e prática de atividades e exercícios físicos.

PRINCIPAIS PERIGOS DO AÇÚCAR NO ORGANISMO

  Obesidade (aumento da gordura visceral), aumentando o risco para o desenvolvimento de:
  •      Hipertensão; 
  •      Resistência Insulínica; 
  •      Diabetes tipo II;
  •      Dislipidemias;
  •      Doenças Cardiovasculares;
  •      Síndrome Metabólica (associações das  disfunções acima);
  •      Esteatose hepática (gordura no fígado).
 Disbiose Intestinal : Destrói as bactérias benéficas, aumentando a população dos parasitos intestinais, especialmente a Candida Albicans.

 Baixa Resistência imunológica: causada por proliferação das bactérias patogênicas e alteração da barreira intestinal, diminuindo as defesas orgânicas.

 Diminuição de absorção de magnésio e cálcio: Acarretando maior risco a osteoporose;

 Depressão: O açúcar é uma substância estimulante do sistema nervoso e seu consumo em excesso provoca um aumento brusco da glicemia seguido de sua queda. Essas oscilações de glicemia são acompanhadas de depressão e fadiga, gerando o desejo de consumir mais açúcar e isso desgasta o sistema nervoso, o que pode ser agravado por uma deficiência da Vitamina B1, que é protetora do Sistema Nervoso. 

 Câncer: Já há algumas evidências de que o excesso de açúcar pode provocar câncer. Isso porque o excesso de insulina promove o crescimento tumoral. As células de muitos tipos de câncer dependem de insulina para crescer e se multiplicar. Quanto mais insulina circular no sangue, mais facilmente o câncer se desenvolve. Segundo os pesquisadores, muitas células pré-cancerosas jamais se transformariam em malignas se não tivessem insulina a seu dispor.


Além de sintomas, como: cansaço, sonolência e queda de energia.

Postado por: Maria Kairone
      Fonte:: http://www.equilibrionutricional.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário