segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Alho


 Reduz taxas, protege o coração e contra inflamações


Quando o alho é esmagado, seu principal componente ativo se sobressai, a alicina, que lhe confere o odor característico. Goste ou não, ela reúne motivos de sobra para figurar na dieta amiga do coração. Melhora a saúde cardiovascular e previne infartos e derrames por diferentes mecanismos. Diminui a capacidade de coagulação, tornando menos provável o fenômeno da agregação das plaquetas. Resultado: o sangue se torna mais fino e viscoso, por isso o alho já foi apelidado de “aspirina vegetal”.

Também baixa as taxas de colesterol e ainda tem propriedades anti-inflamatórias. Isso explica o fato de ser largamente empregado no combate a infecções como gripesresfriados,gastroenteritesaftas, bronquites herpes simples. Junte-se a capacidade de fortalecer o sistema imunológico. A boa reputação do alimento também deriva do poder de reduzir a pressão arterial ao estimular a dilatação das artérias. Duas revisões de estudos, uma assinada por pesquisadores americanos da Universidade de Connecticut e a outra por cientistas australianos da Universidade Adelaide, comprovaram esse benefício: o consumo moderado de alho colabora no tratamento da hipertensão.

efeito protetor pode ser alcançado ingerindo-se de um a dois dentes por dia. Para aproveitar ao máximo suas propriedades, no entanto, ele deve ser consumido cru ou adicionado no final do preparo. 

A alicina integra um seleto time de compostos que, mesmo estando presentes em doses mínimas nos alimentos, interrompem transformações químicas nocivas. Os fitoquímicos atuam nas células com ação antioxidantes. Sua presença também impede a degradação do colesterol, causa das temíveis placas nas artérias. Fora o alho, esta lista abrange outros aliados do coração, como tomate, uva vermelha, chá verde, chocolate amargo e azeite de oliva, que não podem faltar na sua mesa.


Postado Por: Maria Kairone
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/alho-para-combater-inflamacoes/740/

Nenhum comentário:

Postar um comentário