terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Superalimento Cacau










O cacau é um fruto que teve origem na América Central, mas se popularizou no Brasil desde o século XVIII. É mais facilmente cultivado na Bahia e em alguns estados do nordeste brasileiro. Quase tudo do fruto é bem aproveitado. Até a casca já é utilizada para confecção de artesanato no norte e nordeste do país. A polpa serve para doces e sorvetes. Mas, são as sementes torradas e trituradas que se transforma no cacau em pó, de sabor mais amargo, o qual se transforma no chocolate que conhecemos. Esse pó puro e de sabor amargo é o melhor do cacau devido as propriedades benéficas à saúde que ele contém.
O consumo do cacau é capaz de prevenir contra doenças cardiovasculares, retardar o envelhecimento, proporcionar benefícios à saúde do cérebro e melhorar o humor. Tudo isso por ser rico em vitaminas, minerais, magnésio e flavonóides.
           O cacau estimula a liberação de endorfinas, contribuindo para a síntese de serotonina, que ajuda a relaxar e aliviar o estresse. Por conta disso, garante maior disposição mental e combate a depressão.
Além disso, o magnésio contido no cacau ajuda o intestino a funcionar melhor, melhora as funções do cérebro, ajuda a relaxar os músculos, alivia cólicas intestinais e menstruais e é importante para colocar o cálcio dentro dos nossos ossos.
Todos esses benefícios, no entanto, só podem ser aproveitados por meio do consumo do chocolate amargo ou meio amargo, que possuem, pelo menos, 55% de cacau em sua composição.
O alimento também pode ser ingerido em pó e usado em preparações. O consumo diário recomendado é, em média, de 30 gramas.


Postado por: Juliana Peluzzo


Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário