quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sal Refinado x Sal Marinho x Sal Light

O sódio é um nutriente importante em nossa alimentação, pois é responsável pelo equilíbrio do meio aquoso de nosso corpo, facilitando a troca de água entre as células e o meio externo e ajudando na absorção de nutrientes e na eliminação de detritos.
Sal

O sódio também é necessário na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular (inclusive nas batidas do coração), porém, deve ser utilizado com cautela, já que em excesso pode levar à hipertensão, cálculo renal, câncer de estomago, osteoporose e doenças cardiovasculares.

Portanto, lembre-se: o consumo de sal deve ser moderado e não deve exceder 5-6g/dia (2400mg sódio). Conheça alguns tipos de sal encontrados no mercado:

  • Sal Refinado: O sal refinado (comum), como o próprio nome diz, passa por um processo de refinamento, no qual através da adição de substâncias químicas são branqueados e ficam mais soltinhos. Sua aparência fica melhor, mas não seu aspecto nutritivo, já que, neste processo, muito de seu valor nutricional é perdido. Além disso, muitas das substâncias químicas anteriormente adicionadas, como conservantes, por exemplo, permanecem no produto final.

  • Sal Light: Enquanto o sal comum, ou refinado, tem em sua composição 99% de cloreto de sódio (NaCl), o light tem em sua formação 50% de cloreto de sódio (NaCl) e 50% de cloreto de potássio (KCL). Portanto, ele possui um menor tempo de retenção no organismo (menos quantidade de sódio) o que é vantajoso para os hipertensos e paras as pessoas que retêm líquidos. No entanto, se você possui alguma doença renal, o sal light não é recomendado por ter em sua composição o potássio. Outra vantagem é que o sal light possui um sabor mais suave, mas não deixa de salgar os alimentos. Se for optar por substituir o sal refinado pelo sal light, atenção: o sal light deve ser usado nas mesmas quantidades que o sal comum, ou seja, não deve ser usado em excesso por ser “light”.

  • Sal Marinho: É obtido pela evaporação da água do mar, o que o torna mais puro. Este tipo de sal não passa pelo processo de refinamento. Além disso, é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o do refinado. Por não ser refinado, o sal marinho mantém os microminerais que geralmente são removidos durante o processo de refinação, inclusive o iodo (o sal contém aproximadamente 84 minerais que são eliminados durante o refino).

Postado por: Melissa Gonçalves.
Fontes: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário