quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Zinco



O Zinco é um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no nosso organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios, é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune. 

Zinco e Sistema Imunológico

O zinco é necessário para a diferenciação das células do sistema imunológico, diferencia os linfócitos que percebem o invasor em células que o atacam e eliminam.
A deficiência de zinco está associada a uma maior susceptibilidade às infecções virais, uma vez que o zinco interfere na síntese das imunoglobulinas e na manutenção da função imune. 

Zinco, libido, reprodução, desenvolvimento e crescimento
O zinco desempenha importante papel na reprodução, pois é necessário para ovulação, produção e maturação do esperma e fertilização. A deficiência de zinco pode levar a diminuição do desejo sexual em mulheres e impotência nos homens.
É fundamental para o adequado crescimento e desenvolvimento de crianças, sua deficiência pode acarretar diminuição da atividade motora, do desenvolvimento cognitivo e da massa óssea. 

Zinco, paladar e digestão

A deficiência de zinco acarreta redução da percepção do gosto (hipogeusia), com isso ocorre redução do apetite e a ingestão alimentar será prejudicada. O zinco apresenta ainda importante ação no processo digestório, pois auxilia na produção de ácido clorídrico, além de formar várias enzimas envolvidas na digestão dos alimentos.

Zinco e distúrbios de atenção
O zinco participa da formação de uma enzima cujo desequilíbrio pode ocasionar distúrbios de atenção. Podem ser observados sintomas como: diminuição de memória, concentração e convulsões. Em casos mais graves de deficiência podem ocorrer distúrbios de comportamento. 

Zinco e osteoporose

O zinco promove aumento da atividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea. A deficiência de zinco durante o crescimento pode prejudicar o acúmulo de massa óssea, também aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose, pois pode levar a queda significativa da massa óssea. 

Zinco e diabetes

O zinco é um componente da insulina, atua como regulador da atividade da mesma. O zinco estimula a insulina a se ligar em receptores das membranas celulares, o que promove a entrada da glicose na célula. 

Zinco, pele e unhas


Nutriente necessário para a cicatrização e produção de colágeno, proteína que dá sustentação a pele, está relacionado a manutenção de uma pele saudável. Sua deficiência pode ocasionar lesões na pele, má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas. Além disso, apresenta ação antioxidante, por isso está relacionado à prevenção do envelhecimento precoce da pele. 

Produtos fontes de zinco: 

Grão de bico e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões), semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas como a castanha do Brasil, de caju e amêndoas, gergelim e o tahine que é a pasta de gergelim prensado.





Postado por: Juliana Peluzzo
Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário