sexta-feira, 22 de maio de 2015

CÁPSULAS DE SAL

O tempero da corrida




Ultimamente comenta-se muito sobre as cápsulas de sal, mas o que são na verdade? Muitos corredores fazem seu uso, muitas vezes sem acompanhamento nutricional.  As cápsulas podem ser mocinhas ou vilãs dependendo do uso e de quem consome.
As cápsulas de sal são na verdade suplementos hidroeletrolíticos em forma de cápsulas, e possuem na sua composição sódio, potássio, magnésio, cloro e fósforo (dependendo do fabricante). Diferem do sal de cozinha, pois este contém apenas cloreto de sódio e as cápsulas são mais concentradas em sódio do que as bebidas esportivas (repositores hidroeletrolíticos).
A grande questão é se podem ser utilizadas por todos que correm. A resposta é: não. Essas cápsulas são recomendadas para os atletas de endurance, nas provas ou treinos extenuantes, onde o corredor tem perda de eletrólitos e necessita repó-los rapidamente.
Repondo o sódio pode-se prevenir cãimbras durante o percurso e ainda evitar a hiponatremia. Este quadro se caracteriza pela diminuição de sódio no sangue nas concentrações abaixo de 135 mmol/L. A causa pode ser a sudorese elevada e também o consumo excessivo de água durante a corrida.
Para consumir este tipo de suplemento é necessário primeiramente fazer uma correta reposição hídrica. Pode-se avaliar o peso corporal antes e depois dos treinos e saber que para 500g de peso corporal reduzido deve-se consumir 500ml de líquidos. Em sequência é interessante observar se a roupa fica com manchas brancas ou se existe a presença de pequenos grânulos de sal no corpo, caso estejam aparentes, pode-se pensar na necessidade de consumir alimentos salgados ou cápsulas de sal durante as provas e treinos. A quantidade deverá ser orientada pelo (a) nutricionista. Recomenda-se de maneira geral, repor de 20 a 30mEq/l de sódio por hora com atividades de duração maior de 3 horas (normalmente maratonas).
Existem perigos no consumo excessivo de sódio, principalmente para os hipertensos, pois a recomendação diária de sódio deve ser ainda menor. Para os indivíduos que não possuem pressão arterial elevada é necessário também cuidado, pois o consumo de sódio não deve exceder a 2g por dia (Segundo a Organização Mundial de Saúde) que corresponde a cerca de 5g de sal de cozinha, lembrando que existe sódio intrínseco nos alimentos, mesmo os “in natura”.

FONTE: Runningnews

                                                                                                      Postado por: Tamirys Brum

Nenhum comentário:

Postar um comentário