sexta-feira, 22 de maio de 2015

Alho-poró – Conheça seus benefícios e a melhor forma de consumir

Além de reduzir as taxas de colesterol e ter ação anti-inflamatória, o alho-poró ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Conheça todos os seus benefícios e como usar em suas refeições.

Também conhecido como alho-francês ou alho-porro, o alho-poró é bastante utilizado na culinária em diversas partes do mundo. Esse tempero era, há muitos anos, já utilizado pelos egípcios, romanos e gregos e após esse período, o alimento se expandiu por toda a Europa. O alho-poró é um dos símbolos do País de Gales e há uma comemoração para o dia de São David onde é feita uma sopa típica com o alimento para celebrar. Ele tem o gosto um pouco mais suave do que a cebola e ganhou muito espaço na cozinha e em pratos de chefes famosos.
alho-poró benefícios receitas como preparar

Os benefícios do alho-poró

Além de ser um alimento saboroso, o alho-poró consegue oferecer diversos benefícios para a saúde. Ele tem várias vitaminas como A, C e complexo B e diversos sais minerais como fósforo, ferro, cálcio e potássio. Também é possível encontrar no alho-poró uma substância chamada alicina que ajuda a melhorar o sistema imune, reduz as taxas de colesterol e tem ação anti-inflamatória. Esse alimento também consegue concentrar altas quantidades de flavonoides, poderosos antioxidantes que também possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana.
Outra vantagem do alho-poró diz respeito às pessoas que sofrem com problemas renais. O alho comum tem um elevado teor de potássio o que é ruim para quem tem alguma patologia renal já que pode haver a formação de pedras nos rins, pois o sistema nefrológico já não consegue filtrar os sais minerais como as pessoas comuns. Assim, na hora de temperar algum prato esse grupo pode facilmente substituir o alho comum pelo alho-poró que tem metade da taxa de potássio que o seu primo. Veja outros benefícios abaixo:
  • rico em fibras, o que melhora a digestão e fornece maior sensação de saciedade;
  • bom para gestantes, pois ele é um vasodilatador o que ajuda na prevenção da eclâmpsia;
  • ele também é diurético o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo;
  • 100 g possui apenas 17,22 kcal;
Fonte: www.treinomestre.com.br
Postado por: Rosy

Nenhum comentário:

Postar um comentário