sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fibras alimentares

Consumo de Fibras na Dieta



O consumo de fibras na alimentação é muito importante, principalmente na regulação da função intestinal, combater a prisão de ventre, ajudar na saciedade, diminuir a absorção de açúcares e gorduras, além ser uma ferramenta importante para o controle do peso, também ajuda no combate à diabetes, colesterol alto e dos triglicerídeos.

Os alimentos ricos em fibras são, essencialmente, os alimentos de origem vegetal, como cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas.

Tipos de fibras alimentares
Temos dois tipos de fibras alimentares: as solúveis e insolúveis.  
As fibras solúveis se dissolvem na água e formam um gel que permanecem mais tempo no estômago dando assim uma maior sensação de saciedade. Estas fibras também se ligam à gordura e açúcar que depois são eliminadas pelas fezes e ajudam a reduzir o colesterol e a controlar a diabetes.
fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume de fezes, pois permanecem intactas por todo o trânsito intestinal melhorando a prisão de ventre, e ajudando a diminuir o aparecimento de hemorroidas e inflamações do intestino.
Ao consumir alimentos ricos em fibras é importante beber bastante água (2 litros) para mobilizar o bolo fecal, facilitando sua saída.
A ingestão diária de fibras deve ser entre 20 e 40 g por dia. Uma dica para comer mais fibras nos alimentos é ingerir mais alimentos crus e pouco elaborados, que são aqueles que possuem maior quantidade de fibras, em comparação com os alimentos mais cozidos e triturados.

Exemplo de alimentos ricos em fibras

  • Vagens, couve, beterraba, quiabo, espinafre, berinjela;
  • Morango, laranja, pera, maçã, mamão, abacaxi, manga, uva;
  • Arroz integral, pão de sementes, germe de trigo, aveia, farinha de trigo integral, farelos;
  • Lentilha, ervilha, feijão, soja e grão-de-bico;
  • Sementes de linhaça;
  • Nozes.


Postado por: Ana Carolina Fernandes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário