sexta-feira, 11 de setembro de 2015

PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS

PROBIÓTICO


Probiótico é definido como um suplemento alimentar microbiano vivo que afeta de maneira benéfica o organismo pela melhora no seu balanço microbiano.


Efeitos benéficos à saúde: São vários os efeitos benéficos atribuídos aos probióticos, entre os quais se destacam o efeito trópico na mucosa intestinal, hipocolesterolê- mico, anticarcinogênico, tratamento e prevenção da diarréia e melhora da digestão da lactose.



PREBIÓTICO

Os prebióticos são componentes alimentares não-digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon.

Efeitos benéficos à saúde: Os efeitos benéficos à saúde atribuídos aos prebióticos incluem o efeito bifidogênico, aumento de absorção de cálcio, diminuição da translocação bacteriana, diminuição do risco de câncer de cólon, e efeito fibra, entre outros.



SIMBIÓTICOS
Iogurte
Simbiótico é um produto no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados, como é o caso, por exemplo, quando um prebiótico como o frutooligossacarídeo é adicionado a um iogurte probiótico.

Efeitos benéficos à saúde: Os simbióticos podem ser classificados como componentes dietéticos funcionais que aumentam a
sobrevivência dos probióticos durante a passagem pelo trato digestório, pelo fato de seu substrato estar disponível para
Aspargo
Aspargo (fonte de frutooligossacarídeos)
fermentação. Este efeito simbiótico pode ser direcionado às diferentes regiões-alvo do trato gastrintestinal, os intestinos delgado e grosso. Indivíduos portadores da Síndrome do Intestino Curto, geralmente são mal nutridos e possuem intestino dilatado, resultando em um crescimento exagerado de determinadas bactérias maléficas. Um estudo mostrou que a combinação de Bifidobacterium brevis, Lactobacillus casei e Galacto-oligossacarí- deos (terapia simbiótica), durante dois anos de tratamento, melhorou satisfatoriamente a motilidade e a função absortiva intestinal.



Fonte disponível em: http://www.insumos.com.br/funcionais_e_nutraceuticos/materias/87.pdf

Postado por Vanessa Policastri


Nenhum comentário:

Postar um comentário