quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Aprenda dicas práticas para usar o AMARANTO no seu dia-a-dia!

Farinha, grão e flocos de amaranto

    O amaranto é classificado como pseudocereal, devido às suas características botânicas e nutricionais, sendo uma excelente fonte de nutrientes. Sua composição química e valor nutritivo variam de acordo com a espécie, sazonalidade, condições do meio ambiente e tratamentos agronômicos aplicados no cultivo da semente. Contém proteína de alto valor biológico, em particular aminoácidos essenciais como a lisina, podendo assim ser um complemento para proteínas de arroz, milho, trigo.

    Uma das formas mais práticas para o consumo de amaranto, além do grão inteiro, é a farinha integral e os flocos, que podem ser empregados como ingredientes para enriquecer a sua alimentação.  O aquecimento é uma alternativa utilizada para produtos de origem vegetal, com a finalidade de garantir não só a isenção de fatores antinutricionais, como também melhorar suas características sensoriais e melhorar a sua digestão. No entanto, submeter alimentos a condições excessivas de calor pode causar efeito inverso com perda de seu valor nutricional.



Confira abaixo dicas de como utilizar o amaranto!



Pipoca de amaranto

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de grão de amaranto integral

Modo de Preparo:
Coloque uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar óleo à panela). Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca. Esse processo deve durar de 10 a 30 segundos aproximadamente. A pipoca pode ser servida dessa forma ou juntamente com outros ingredientes ou preparações.



Como cozinhar o amaranto

Use 2,5 a 3 xícaras de água para uma de amaranto.
Mantenha em uma panela em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos.
Toda a água deve ser absorvida e os grãos devem ficar macios ao terminar.

Após cozinhar o amaranto, você pode usar a imaginação e criar sua salada. Basta acrescentar legumes e verdura de sua preferência, como cenoura, beterraba, tomate, alface, rúcula, agrião... Para dar um toque especial, utilize ervas como manjericão, orégano, alecrim, salsa, coentro... E finalize com azeite e temperos que você goste. Mas lembre-se, caso utilize o sal, faça o consumo com moderação!



Suco enriquecido com amaranto

Ingredientes:
- suco de 1 laranja
- 1 ½ mamão papaia
- 1 colher (sopa) de farinha de amaranto
- gelo

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Esse suco é excelente para ser tomado no café da manhã. Dá saciedade, além de estimular o funcionamento do intestino.








Leia também: Amaranto


Fontes:

BIANCHINI, M. G. A.; BELEIA, A. D. P.; BIANCHINI, A. Modificação da composição química de farinhas integrais de grãos de amaranto após a aplicação de diferentes tratamentos térmicos. Ciência Rural, vol.44, n.1. Santa Maria. Jan. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000100027&lang=pt.

http://www.emporiosabordaterra.com.br/receitas#Receita14                

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/08/conheca-os-beneficios-do-amaranto.html

http://patriciajunqueira.com/blog/author/patricia/page/2/

http://pt.wikihow.com/Usar-Amaranto






Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio.









Nenhum comentário:

Postar um comentário