quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Batata dos Andes, o Yacón

BENEFÍCIOS: Redução das taxas de açúcar no sangue, menor absorção de carboidratos, baixa quantidade de lipídios, baixo valor calórico contribuindo para a perda de peso. Devido ao interesse popular, pesquisas foram desenvolvidas e mostram que o Yacón é uma batata que pode entrar na alimentação do diabético.

Outros estudos mostram ainda que pode influenciar na diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarréias e a arteriosclerose, controlar a pressão arterial e contribuir para a redução dos níveis de colesterol.


HISTÓRIA – A batata yacón, é uma raiz nativa dos Andes e cultivada em diferentes países. O uso da folha do yacón sob a forma de chás foi disseminada para a Europa e para o Japão, de onde parecem ter vindo os primeiros relatos de possíveis efeitos benéficos sobre os níveis de glicose.


BATATA COMUM X BATATA YACÓN – O grande problema da batata comum é a grande quantidade de carboidratos (que são aborvidos sob a forma de glicose) e, consequentemente, de calorias. A Batata Yacon apresenta elevado teor de água e diferentemente da maioria das espécies tuberosas que estocam energia na forma de amido, o yacon tem como principal carboidrato de reserva os frutooligossacarídeos (FOS). Por ter uma menor absorção que os outros carboidratos, estes tem um menor valor calórico e, com isso, acaba elevando menos a glicose no sangue. Além disso, por conta dos FOS, a Yacón tem um gosto mais adocicado (parecido com pêra ou melão) e deve ser ingerida crua. O conteúdo de proteínas e lipídios é baixo e o mineral mais abundante é o potássio (230mg/100g de yacon) e em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre.


DISCUSSÃO – Atualmente, o yacon é comercializado como nutracêutico e tem sido descrito como o alimento com maior conteúdo de FOS na natureza. A atividade prebiótica dos FOS contidos no yacon tem sido associada a efeitos favoráveis à saúde como alívio da constipação, aumento na absorção de minerais, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do desenvolvimento de câncer de cólon, os quais são cientificamente comprovados quando os FOS são consumidos em dosagens recomendadas.

Além desse fator, a raiz contribui com doses razoáveis de minerais, como o potássio, além de compostos fenólicos para a alimentação humana. Há evidências de que a utilização de FOS na alimentação animal também pode atuar no controle da disseminação de doenças através do aprimoramento do sistema imunológico.

Folhas apresentam compostos fenólicos  e forte atividade antioxidante, e são considerados suplemento alimentar em potencial na prevenção de doenças crônicas envolvendo estresse oxidativo, particularmente diabetes do tipo II e arteriosclerose. Apesar de na medicina popular, as folhas serem preparadas na forma de chá como coadjuvante no tratamento do diabetes, no controle da pressão arterial e na redução dos níveis de colesterol, estudos vão contra a sua utilização em forma de chá, por levar a lesão renal em animais.


RECOMENDAÇÕESNão é recomendado o uso oral de folhas de yacon para tratar a diabetes, devido a possibilidade de lesão renal. Já a Batata Yacon realmente pode ser utilizada pelo paciente diabético.

A forma de consumo da batata yacon é crua, como fruta, ao contrário de outros tipos de túbérculos como batata doce e batata inglesa.

Ela parece ser uma opção saudável, podendo ser utilizada como um substituto bem interessante para pequenas refeições ao dia (como um lanche). Porém, ela não deve ser consumida em excesso.

Mas importante: ela não substitui nenhum medicamento nem deve ser utilizada para o tratamento do Diabetes Mellitus.



Postado por: Laís R.R. Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário