quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Quinoa: conheça seus benefícios!

A quinoa é uma planta nativa dos Andes. Segundo a civilização Inca, tratava-se de um grão sagrado e somente o líder poderia plantar a primeira semente. Passaram-se anos e somente nos anos 80 o Brasil passou a pesquisar os componentes dessa semente. Dentre os diversos tipos, o principal é a Quinoa Real. Vem sendo utilizada em substituição a outros cereais. Em comparação a outros cereais, como arroz, trigo, aveia e centeio, apresenta grande semelhança quanto a composição nutricional.



A quinoa é considerada um pseudocereal, já que contem maior teor de nutrientes que os cereais e menor que as leguminosas. De acordo com a Academia de Ciência dos EUA e a OMS (Organização Mundial da Saúde) a Quinoa Real é considerada o Grão Mãe e o mais completo alimento para consumo humano existente no reino vegetal.



Nutrientes X Benefícios

Diversos estudos têm mostrado sua grande capacidade nutritiva uma vez que apresenta altos níveis de lisina e metionina. Estes são os aminoácidos limitantes em diversos cereais, já que são importantes para a absorção de outros aminoácidos e do seu uso para formação de proteínas. Também é composta por outros aminoácidos, sendo 10 deles essenciais (provenientes da dieta e não produzidos pelo organismo). Estudos demonstram que o aquecimento aumenta a digestibilidade da proteína presente no grão.

Além disso, a quinoa não contém glúten, sendo assim de grande importância na alimentação de pacientes com alergia ou intolerância ao glúten, assim como para a doença celíaca. Seu teor de ômega-3 e ômega-6 é superior ao dos cereais, o que têm sido apresentado como auxiliar na redução de colesterol total e LDL.

A quinoa apresenta também alto teor de fibras, sendo 64% solúveis e 36% insolúveis. As fibras insolúveis são resistentes à digestão. Dessa forma, retardam a digestão do grão resultando em sensação de saciedade. Os géis formados pelas fibras solúveis e pela água fazem com que a absorção de carboidratos e gorduras sejam diminuídos, pois uma parte desses nutrientes acabam sendo excretados junto com as fibras. As fibras insolúveis não interagem com a água, portanto não formam géis como as fibras solúveis, mas elas resultam em aumento do bolo fecal, estimulando o trânsito intestinal.


Com relação aos micronutrientes a quinoa também apresenta maior quantidade de alguns minerais quando comparada aos cereais. E apresenta vitaminas como: Vitamina B1, Vitamina B2, Niacina e Vitamina E. Em decorrência disso, alguns estudos indicam que a quinoa apresenta propriedades antioxidantes. A quinoa possui ainda alto teor de ferro, e tem sido indicada como coadjuvante no tratamento de anemia por deficiência de ferro.





Fonte: Quinoa: o “grão sagrado” nas mesas brasileiras. Disponível em: bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br





Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário