terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cromo no exercício físico




Alimentos ricos em cromo


O cromo está presente em nossa alimentação, e possui um papel importante no exercício físico. 

              Mas então qual seria o papel do cromo na modulação de ganho de massa magra e consequente perda de massa gorda? A resposta está na atuação dele como modulador da ação da insulina, que é sabidamente um hormônio anabólico. O cromo é responsável pela melhora da captação de glicose pela célula, pela melhor circulação sanguínea e, por consequência, pela manutenção adequada dos níveis de glicose sanguínea. Assim, este mineral pode ser apontado como aliado por evitar o desenvolvimento de resistência insulínica em atletas, o que promoveria dano à performance e à saúde.
              Durante o exercício, o cromo é mobilizado dos estoques corporais para ser disponibilizado para a captação de glicose pelas fibras musculares. Sabe-se que após exercícios aeróbios prolongados o nível sanguíneo de cromo se mantém elevado por até 2 horas. Em resumo, a deficiência deste mineral é limitante para o ganho de massa magra e para a queima dos estoques de gordura corporal.
A carência de cromo pode levar à intolerância à glicose, encefalopatia, neuropatia periférica e estado de hiperlipidemia. O excesso pode ocasionar dermatite idiopática e predisposição ao câncer.

Fontes: 
  • Carnes, frango e frutos do mar;
  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Grãos integrais;
  • Frutas, como uva, maçã e laranja;
  • Vegetais, como espinafre, brócolis, alho e tomate; 
  • Leguminosas, como feijão, soja e milho.


Fonte: http://www.anutricionista.com/cromo-exercicio-e-composicao-corporal.html
http://www.tuasaude.com/cromo/


Postado por: Melissa Mei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário