quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Mais cor no prato é igual a mais saúde para o corpo!

Além de proporcionar um visual bonito, as cores dos alimentos possuem um papel importante na prevenção de doenças.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, ingerir cinco porções diárias, variando nas cores, é o ideal. Assim fortalecemos nosso sistema imunológico e nos preparamos para combater substâncias cancerígenas e muitas outras doenças.
Alimentos coloridos são ricos em energia e antioxidantes que podem oferecer ao nosso organismo compostos bioativos (substâncias que proporcionam benefícios à saúde).
Os pigmentos representam muito mais do que apenas diferenciar um alimento de outro: possuem nutrientes com características distintas.
Frutas, hortaliças e legumes possuem em sua composição, além de macronutrientes – proteínas, carboidratos e gorduras –, pigmentos como: clorofila, carotenóides, curcumina, betalaínas, licopeno, betacaroteno, entre outros.




Licopeno: A cor avermelhada é consequência do licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Também possuem Vitamina C, antioxidante que oferece proteção contra doenças e estresse.


Fontes: Caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pitanga, romã, tomate, beterraba. 





Betacaroteno: A cor amarelada representa o betacaroteno, também conhecido como Pró Vitamina A, que atua como antioxidante contra radicais livres na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. Estes alimentos também são ricos em Vitamina C, que atua como antioxidante e participa da síntese de colágeno na pele.

Fontes: Abacaxi, manga, maracujá, melão, milho, abóbora, cenoura, laranja, mamão, damasco, tangerina.




Flavina: A cor branca é resultante da flavina, que indica alimentos ricos em minerais, como cálcio e fósforo que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e Vitamina B6, que favorece a respiração das células.

Fontes: Alho, banana, batata, cebola, couve-flor, maçã, pêra, palmito, chuchu, mandioca, nabo, rabanete. 






Clorofila: É conhecida como um potente energético celular, estes alimentos possuem quantidades consideráveis de diversos nutrientes, como betacaroteno, luteína, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio.
Fontes: Folhas verdes como couve, acelga, alface, agrião, espinafre, rúcula, kiwi, limão, pepino.




Antocianina: Alimentos com tonalidade roxa, preta ou azulada possuem antocianina. Esse tipo de pigmento é ligado à presença de vitamina B1. A B1 é essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes que ingerimos em energia. Entre seus benefícios está o aumento de disposição mental, manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, músculos e coração.
Fontes: Ameixa, amora, berinjela, figo, jabuticaba, uva. 




Fibras: Presente nos cereais, além de regular o intestino, ajudam a controlar o colesterol e o diabetes. 
Fontes: Cereais integrais. 





Fontes: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/mais-cor-no-prato-e-igual-a-mais-saude-para-o-corpo.aspx

Postado por: Melissa Mei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário