quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Saiba mais sobre a celulite!



A celulite tem sido uma das principais causas de insatisfação corporal e o maior alvo de tratamentos estéticos realizados por mulheres que buscam melhorar a estética e, desta forma, o bem estar. Neste contexto, há ainda, casos em que a evolução deste evento causa quadros agudos de dor na região acometida e, em algumas situações, até mesmo a imobilização do membro, tornando o tratamento um cuidado preventivo. Com a intenção de evitar a celulite, há muitas especulações em torno de alimentos e bebidas que colaboram para o seu aparecimento, porém muitas destas são infundadas.

          Pode aparecer devido aos seguintes fatores:

1.  Predisposição genética;


2.  Tipo de corpo, os corpos "mais arredondados, mais curvilíneos, mais femininos", são aqueles que têm mais chance de ter celulite, enquanto que os mais retos são os que tem menos chance, isto porque os hormônios femininos promovem o acúmulo de gordura nas regiões de contorno características do sexo feminino, como braços, coxas, quadris e glúteos. Portanto, o uso de anticoncepcionais e gestação predispõe a formação de celulites;

3.  Hábitos alimentares: dietas altamente calóricas ou de alto conteúdo salino contribuem para a celulite por disponibilizar lipídeos ao tecido adiposo e por aumentar a retenção hídrica, respectivamente;


4.  Hábitos de vida: o sedentarismo associado às dietas calóricas e antinutritivas não mobilizam os lipídeos armazenados no tecido adiposo que podem, por sua vez, evoluir para o quadro de celulite. O stress, por outro lado, atua aumentando a secreção de substâncias chamadas catecolaminas que causam a vasoconstrição tecidual, inclusive no tecido subcutâneo e retenção hídrica.

            A relação direta entre o aparecimento de celulites e o consumo de refrigerantes ainda não é bem esclarecido já que há divergências entre autores. Considerando que estes tipos de bebidas gaseificadas são constituídas basicamente de açúcar, acidificante, extrato de algum vegetal, corante, aromatizante, sal e cafeína (nas bebidas de cola e guaraná), é possível pesquisar a relação destes com a celulite. Existem estudos que mostram que não há este tipo de relação, por outro lado, alguns autores descrevem que seus ingredientes podem predispor o aparecimento das indesejadas celulites. Portanto, é necessária a realização de mais estudos.



           Entretanto, como em muitos outros problemas em saúde, a resolução de um mal ou doença não se baseia somente na abstenção de um fator, mas no conjunto de fatores, é necessário que haja a mudança de hábitos alimentares, práticas de atividades físicas, ou até mesmo todas estas atitudes não terão efeito se o problema for simplesmente a hereditariedade ou alteração hormonal fisiológica. 



Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio



Fonte: bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2013/08/refrigerante-e-celulite-verdade-ou-mito.html#more   

Nenhum comentário:

Postar um comentário