quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Alimentos para o coração


Um coração em forma depende de uma alimentação saudável. Estudos comprovam que o órgão é beneficiado por alimentos ricos em fibras e gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas – que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL), um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Os alimentos ricos em gorduras saturadas e trans são altamente prejudiciais porque aumentam as chances do desenvolvimento da aterosclerose: acúmulo de placas de gordura nas artérias do coração e do cérebro, podendo levar a infarto e derrame.

Alimentos que devem ser consumidos com moderação

- Sanduíches de fast-food;
- Frituras preparadas com gordura hidrogenada;
- Azeite de dendê;
- Manteiga e margarina;
- Embutidos;
- Bolos industrializados;
- Biscoitos industrializados;
- Salgadinhos e petiscos industrializados;
- Carnes gordas.

Alimentos que favorecem o coração

- Soja, feijão, lentilha, grão de bico: são ricos em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e
antioxidantes. As proteínas auxiliam na redução do colesterol e na menor absorção de açúcar.
- Tomate: rico em licopeno – substância que dá a cor avermelhada –, é um grande aliado por sua ação antioxidante. É preferível o tomate em molhos, pois a concentração de licopeno é maior.
- Peixes: os de águas salgadas profundas, como sardinha, salmão, atum, anchova, truta, arenque e cavala, são ricos em ômega-3, uma gordura saudável que auxilia a reduzir o colesterol ruim (LDL).
- Azeite: possui gordura monoinsaturada, a mais saudável de todas. É fonte de vitamina E, entre outras, e apresentam minerais e compostos antioxidantes como os polifenois. O azeite é capaz de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.
- Alho: algumas pesquisas indicam que ele pode auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares, pois pode reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial.
- Aveia: fonte de fibras solúveis, além de deixar por mais tempo a sensação de saciedade, ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
- Banana: outra fonte de fibras solúveis e também rica em potássio, um mineral importante para o bom funcionamento da função muscular cardíaca.
- Castanhas: castanha-do-brasil, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim e macadâmias são ricos em gorduras poliinsaturadas. Apresentam grandes quantidades de proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio.
- Uva: o resveratrol, substância com efeito antioxidante presente em maior concentração nas uvas vermelho-escuras, se destaca pela capacidade de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.
- Chocolate: prefira os escuros, em especial o tipo amargo, rico em flavonoides e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e promovem a saúde do coração. O consumo deve ser moderado, porque o chocolate é calórico e também tem gorduras.




Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio.



Fonte: www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/alimentos-para-o-coracao-como-servir-saude-a-mesa.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário