sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Comer salada todo dia não parece tão ruim assim

Fazer dieta é rotina na vida de muita gente, principalmente quando é necessário atingir um objetivo relacionado à saúde. E um prato que não pode faltar, quando se segue uma dieta equilibrada, é o de saladas. E não é novidade que verduras e legumes são a base de uma salada nutritiva, porém, não são ingredientes apreciados por todos, o que pode ocasionar dificuldade para seguir regularmente uma alimentação balanceada.

Mas será que é possível deixar a sua salada mais atrativa e gostosa sem perder seus benefícios nutricionais? A resposta é sim. O ideal é incluir molhos à base de suco de frutas, azeites e ervas, e utilizar outros artifícios como mesclar uso de folhas, dividindo a composição entre folhas suaves e amargas. Também vale incluir frutas, frutos secos, oleaginosas (nozes, castanhas) e fontes de proteína, que ajudam a aumentar a aceitação dos pratos.

Outro fator importante é utilizar ao menos um alimento de cada grupo alimentar. Entre os grupos temos:

·         Carboidratos (pães, batata, mandioca, cará, inhame, mandioquinha, milho);
·        Proteína de origem animal (frango desfiado, peito de peru, atum, sardinha, ovo cozido, queijo magro ou ricota);
·         Leguminosas ou proteínas de origem vegetal (lentilha, ervilha partida, grão-de-bico);
·         Legumes (brócolis cozido, cenoura, beterraba, palmito, pepino, tomate)
·         Gorduras (óleos e azeites)

O ideal é que todas as refeições sejam equilibradas nutricionalmente, e quando as saladas são o único prato da refeição, devem ser compostas em quantidade e diversidade balanceadas. Para isso, a composição adequada deve conter ao menos um alimento de cada grupo, sendo eles carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e minerais.

Para entender melhor, uma salada de batata não é uma refeição equilibrada, devido à quantidade de carboidrato presente neste alimento. Contudo, se o prato for composto por agrião, alface, iscas de peito de frango, cenoura ralada, milho, ervilha partida, tomate e cebola, regados a azeite extra virgem, pode se tornar uma refeição completa.


Combine alimentos de cada um dos grupos e monte seu próprio cardápio. Faça pratos coloridos, compre produtos da safra (melhor qualidade, maior disponibilidade e melhor preço), varie as folhas utilizadas, evite monotonia alimentar.

Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/as-saladas-tambem-podem-ser-uma-refeicao-completa.aspx
Por: Lais R.R. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário