sábado, 7 de novembro de 2015

Emagreça com equilíbrio



Segundo especialistas, o sucesso para colocar mesmo em prática o verbo emagrecer não está apenas no que se consome, mas na quantidade do que é ingerido. Além, claro, do ingrediente paciência. A busca pelo corpo perfeito em um curto espaço de tempo é o que leva boa parte dos brasileiros a adotar dietas radicais, muitas vezes da moda. Apesar de levarem à perda rápida de peso, esses regimes não surtem efeito em longo prazo e a pessoa volta facilmente a engordar. O problema dessas dietas é que elas restringem a ingestão de grupos de alimentos, como proteínas, carboidratos e gorduras.

A restrição de grupos alimentares a longo prazo, pode trazer muitos malefícios. A restrição total de carboidrato na alimentação, por exemplo, é o nutriente que dá energia para as atividades do organismo. Ele é o responsável por aquela sensação de saciedade. Já as dietas que restringem gorduras causam aumento excessivo no consumo de carboidratos. Quando o nutriente retirado da alimentação é a proteína, ocorre deficiência na fabricação dos tecidos do organismo. As proteínas têm a função de reparar os tecidos danificados.


Reeducação alimentar

Mas, em um país no qual cerca de 40% da população está com sobrepeso, o que fazer para evitar a adoção das chamadas dietas milagrosas? Apesar de repetitivo, o velho discurso de reeducação alimentar ainda é a melhor forma – e a mais saudável – de perder peso.
Como o próprio nome diz, reeducação alimentar é um processo de aprendizagem no qual a pessoa, além de conhecer melhor os alimentos, passa a selecioná-los de forma saudável. O próprio hábito de comer também passa por mudanças, uma vez que é preciso controlar horários e, principalmente, a ansiedade em não atacar a geladeira. Conheça algumas regras da reeducação alimentar:
  • Corrija, aos poucos, sua atitude em relação aos alimentos;
  • Tenha paciência, pois não é saudável emagrecer do dia para a noite;
  • Não exclua, de repente, um alimento: aprenda quando e quanto pode consumi-lo;
  • Determine horário para as refeições;
  • Substitua doces gordurosos por frutas frescas;
  • Controle a ansiedade fazendo atividade que desvie sua atenção da comida;
  • Beba bastante água;
  • Faça pratos coloridos, com verduras e legumes.

Dietas da moda, cuidado!

Dr. Atkins

Esse modelo de regime, que leva o nome do seu criador – Robert Atkins – restringe o consumo de carboidratos, fazendo com que o metabolismo do corpo troque o uso da glicose pela gordura como combustível. Na tentativa de evitar problemas de saúde causados pela falta de vitaminas e minerais, a dieta recomenda o consumo de suplementos vitamínicos. É bastante criticada pelos especialistas.

South Beach

É bastante similar à dieta do Dr. Atkins. Também restringe a ingestão de carboidratos e estimula o consumo de proteínas, o que poderia levar a problemas cardíacos. Nas primeiras semanas, a pessoa não come nem cereais e nem frutas, retomando esse consumo gradualmente. Também é condenada pelos médicos.

Da Lua

Nesse regime, dito milagroso, a pessoa deve ingerir apenas líquidos por 24 horas a cada mudança da fase da lua. Só é permitido o consumo de sucos, chás, água e caldos. Por ser desbalanceada, a dieta pode causar mal-estar e fraqueza, além de não ser eficaz.

Beverly Hills ("das frutas")

Idealizada por Judith Mazel, essa dieta ficou famosa nos anos 80. Leva em conta que enzimas encontradas em algumas frutas, principalmente no abacaxi e no mamão, aceleram a queima de gordura. A base desse regime é o consumo de grande quantidade dessas frutas, o que leva a uma carência de proteínas, cálcio, vitaminas D, E e B12, ferro, zinco e cobre.

Da Sopa

Ficou conhecida após ser divulgada em programas de televisão. Trata-se de uma dieta à base de sopa preparada com vários legumes, que tem no repolho seu principal ingrediente. É carente de vitaminas, sais minerais e proteínas.

Do Tipo Sanguíneo

Criada por um americano, essa dieta baseia-se na teoria de que a alimentação deve ser diferenciada para cada tipo de sangue. Ela leva em conta que o tipo sanguíneo determina funções digestivas que levam alguns alimentos a causar emagrecimento ou aumento de peso. É polêmica e alguns médicos garantem que não há comprovação científica.

Dos Pontos

Nesse tipo de regime, a pessoa controla pontos em vez de calorias. Cada ponto equivale a 3, 6 calorias. A quantidade de pontos que deve ser consumida por dia vai depender de alguns fatores, como altura, sexo, idade e hábitos alimentares. Entre as dietas da moda, é uma das mais aceitas pelos especialistas.




Fonte:http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/emagreca-com-equilibrio.aspx
Postado por: Melissa Mei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário