terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Intolerância ou alergia ?

Entenda a diferença...

 A pessoa alérgica tem problemas com a proteína do leite. A alergia é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas, proteínas dos alimentos, de ácaros, de pólen, de pelo de animais, etc. Portanto, a alergia de que estamos falando, é uma reação às proteínas do leite (ex: caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina).

No intolerante, o problema é com o açúcar do leite, portanto pode comer alimentos lácteos desde que seja livre de lactose, ou com a ingestão da lactase, enzima que ajuda a digerir a lactose. Quando a intolerância é leve, a pessoa pode até comer um pedaço de queijo, de um chocolate pequeno, com pouca lactose. Nos alérgicos, essa conta de pouco ou muito não funciona.

Muita gente que não tem intolerância ou alergia está tirando a lactose do cardápio para emagrecer. Entretanto, isso pode trazer problemas porque precisamos desse açúcar para absorver o cálcio importante para os ossos. De acordo com a nutricionista, é melhor tomar um leite desnatado, que tem menos gordura, do que um sem lactose.
Atenção: mesmo que o alimento seja isento ou 0% lactose é preciso ler o rótulo e checar se ele é isento de ingredientes que contêm as proteínas do leite.

g1.globo.com.
Por Wesla Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário