segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Por uma alimentação saudável

È preciso estar consciente de que não existe comida milagrosa capaz de curar ou de evitar completamente uma doença. O essencial é manter o equilíbrio: não é preciso "fechar a boca", mas também não se deve comer indiscriminadamente. 

No dia a dia, adote uma alimentação fracionadamastigue bem os alimentos e não pule refeições. Tome café da manhã, almoce e jante e, nos intervalos, coma pequenos lanches rápidos,  dando preferência às frutas. Aliás, sempre que possível, dê preferência a alimentos naturais e integrais, principalmente os ricos em fibras (cereais, frutas, verduras e legumes, pois eles ajudam a melhorar o funcionamento intestinal e favorecem a saciedade ).

Para as mulheres a  sugestão é consumir soja, pois ela apresenta alto teor de isoflavona, que atua no controle do estrógeno (hormônio que está relacionado com o câncer de mama). Já para os homens, um bom aliado pode ser o tomate, que ajuda na prevenção contra o câncer de próstata por ser fonte de licopeno (no suco e molho de tomate, a concentração do licopeno é ainda maior e a mesma substância é encontrada nas frutas vermelhas em geral ,que além disso são  ricas em vitaminas e outros compostos benéficos à saúde.

Fibras também são importantes por ajudarem no controle do trânsito  intestinal. As fibras solúveis presente em alimentos como frutas, aveia e leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico) colaboram não só no controle da diabetes e dislipidemias, como também diminuem a velocidade do esvaziamento gástrico, aumentando então a sensação de saciedade e auxiliando em dietas para perda de peso. Já as fibras insolúveis como vegetais folhosos, grãos e cereais aumentam o volume fecal e aceleram o processo de evacuação.

De modo geral, as fibras alimentares previnem a constipação (prisão de ventre) e auxiliam na proteção de doenças diverticulares e do câncer de cólon, pois o hábito intestinal regular mantém o bolo fecal em pouco contato com a parede do intestino, reduzindo a produção de substâncias carcinogênicas e aumentando a produção de substâncias protetoras.

Não adianta, porém, só se alimentar e esquecer-se de se hidratar. Tome pelo menos oito copos de água por dia. Reduza também o consumo de doces, biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos ricos em açúcar, assim como também alimentos ricos em sódio, conservantes e corantes. E movimente-se! A prática de exercícios irá ajudá-lo a ter mais saúde, disposição e uma vida com mais qualidade.

http://www.accamargo.org.br/

Por Wesla Sousa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário