quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O que você está comendo ?

A oferta de alimentos se dá de muitas formas, por falta de conhecimento, informação ou pelo ritmo agitado da rotina, muitos são influenciados a se alimentarem de forma inadequada .É preciso estar consciente sobre o que é nos oferecido como alimento .

Conheça abaixo três categorias nas quais  podemos classificar o que comemos :

IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADOS - Os alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. Já os minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processo de limpeza,remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, secagem, moagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos ou gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

Exemplos: Legumes, frutas, verduras, tubérculos embalados,fracionados e refrigerados. Sucos de frutas pasteurizados sem adição de açúcar, feijão, grão de bico e outras leguminosas, massas frescas, carnes ( bovina, suína,aves, pescados frescos ) resfriados ou congelados, leite pasteurizado, ultrapasteurizado ( longa vida ) ou em pó, iogurte sem adição de açúcar, ovos, chá, café, água e outros.

PROCESSADOS - São fabricados  pela indústria com adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário ao alimento, para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. São produtos derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais. São usualmente consumidos como parte ou como acompanhamento de preparações culinárias feita com base em alimentos minimamente processados.

Exemplos: Cenoura, pepino, ervilhas, palmito, cebola preparados em salmoura ou em solução de sal e vinagre, extrato ou concentrados de tomate (com sal ou açúcar); frutas em calda e frutas cristalizadas, carne seca e toucinho, sardinhas e atum enlatados, leveduras , sal e outros.

ULTRAPROCESSADOS- São formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas) derivados de constituintes de alimentos ( gordura hidrogenada, amido modificado) ou sintetizados em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor ) e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes. Técnicas de manufatura incluem extrusão, moldagem e pré-processamento por fritura ou por cozimento .

Exemplos: Biscoitos, sorvetes, balas, guloseimas em geral. Cereais açucarados , bolos e misturas para bolo, macarrão e temperos "instantâneos", refrigerantes, iogurtes e bebidas lácteas adoçados e aromatizados, produtos prontos congelados, nuggets, salcinhas e embutidos, pães e outros produtos panificados que contenham gordura hidrogenada, emulsificantes e outros aditivos.

Conseguiu identificar o que mais você está aquirindo ?

A qualidade da nossa alimentação depende de nós, devemos incluir em nossa alimentação mais alimentos in natura, pois confere inúmeros beneficíos à saúde, auxilia no tratamento e na prevenção de doenças.



http://souagro.com.br/alimentos-in-natura-processados-e-ultraprocessados-quais-as-diferencas/

Por Wesla Sousa





Nenhum comentário:

Postar um comentário