sexta-feira, 18 de março de 2016

Glutamina, a sua aliada



A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular. É classificada como um aminoácido não essencial, uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos. Nosso organismo também utiliza a glutamina para o transporte de amônia e nitrogênio pela corrente sanguínea, e é por esse motivo que é necessário manter sempre constante a quantidade de glutamina no sangue. 
Suas principais funções estão relacionadas com as reações de produção de energia, atua como combustível para o sistema imune e para os enterócitos (células do intestino). O suplemento de glutamina é bom para quem pratica exercícios, pacientes com câncer, portadores do vírus HIV e muitos estudos apontam que também é interessante para pessoas com problemas digestivos. 
                                                                         
Exercício: A glutamina é interessante para atletas que tenham um treinamento muito intenso e prolongado, sem a suplementação pode não ter uma recuperação adequada, causando uma fadiga persistente. Essas situações apresentam alto nível de estresse ao organismo, o qual fica suscetível ao maior risco de lesão nos tecidos. Essas lesões causam um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesse caso, a concentração plasmática da glutamina é reduzida e é necessária a suplementação melhorando a recuperação pós-treinos evitando o desgaste no organismo e até melhorando a resistência da célula a lesões. 
Digestão: Benéfico para pessoas com problemas digestivos, como úlceras, colite e doença de Crohn. A suplementação com glutamina auxilia na boa saúde intestinal, com uma ação reparadora na mucosa, pois este aminoácido serve como principal fonte energética para as células da mucosa probiótica e certas células imunes. Sem glutamina suficiente, pode ocorrer prejuízo na função imunológica e atrofia das células intestinais. A glutamina é muito importante para o restabelecimento do equilíbrio intestinal.
Alcoolismo: A suplementação de alguns aminoácidos como a glutamina, a fenilalanina e o triptofano, pode induzir a produção de neurotransmissores que seriam capazes de amenizar os danos ao sistema nervoso causado pela abstinência no tratamento do alcoolismo.
Como consumir:
A glutamina em pó costuma ser a mais orientada, para esportistas a recomendação é ingerir no pós-treino e antes de dormir, junto com carboidratos  como frutas e mel. Isto porque esses alimentos potencializam os benefícios do suplemento, pois aumentam os níveis de insulina e consequentemente aceleram a entrada de glutamina nas células musculares, contribuindo para uma recuperação mais rápida. 
É importante manter uma alimentação balanceada. Nenhum nutriente consegue suprir todas as necessidades nutricionais do nosso organismo isoladamente. Assim, para que o metabolismo funcione de forma efetiva e o organismo se mantenha de forma saudável, uma alimentação equilibrada, em quantidade suficiente, e rica em vitaminas e minerais, é sempre essencial. 
É importante destacar que o consumo de glutamina deve ser orientado somente pelo nutricionista ou médico especializado, educadores físicos não podem fazer essa recomendação.


Por Mariane Bernardo e Wesla Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário