quarta-feira, 9 de março de 2016

Nutrição na anemia


A anemia é uma doença causada pela falta de ferro ou de alguns componentes do sangue e que pode ser tratada com medicamentos e ajustes na alimentação.
Os alimentos envolvidos no tratamento  da anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha ou feijão, porém consumir algum alimento rico em vitamina C, como laranja, limão ou morango, na mesma refeição também é importante porque a vitamina C melhora a absorção do ferro pelo organismo.
Alguns exemplos de alimentos ricos em ferro são:
Feijão, farinha de peixe, carnes em geral, mas especialmente as vermelhas, rins, fígado, coração de galinha, carne seca, pão de cevada, açúcar mascavo, beterraba, chocolate meio amargo, vegetais escuros como salsa, espinafre e rúcula.
Para potencializar a absorção do ferro presente nestes alimentos, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.
Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina C são:
Laranja, limão, tangerina, toranja,morango, abacaxi, acerola, caju, abacaxi,maracujá e mamão.

Evitar:
As bebidas alcoólicas, o café, o chocolate e a cerveja, pois prejudicam a absorção de ferro pelo organismo. 
Estes cuidados devem ser seguidos durante todo o tratamento para anemia e não exclui a necessidade da ingestão dos medicamentos receitados pelo médico, mas é uma forma natural de completar e enriquecer a alimentação.
Mantenha sempre uma dieta equilibrada !
http://www.tuasaude.com/3-dicas-para-curar-a-anemia/
Por Wesla Sousa e Mariane Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário