terça-feira, 29 de março de 2016

Quanto mais cor no prato, mais saúde!


 É bem comum que uma das primeiras orientações sobre alimentação saudável seja referente as cores dos alimentos: toda alimentação dever ser colorida e variada.  Você sabe o motivo? Hoje vamos explicar o papel sobre a saúde de algumas cores presentes nos alimentos.
Os fitoquímicos são os compostos antioxidantes e bioativos encontrados em diferentes partes das plantas, como, sementes, cereais, vegetais, frutos, folhas, raízes, especiarias e ervas. São responsáveis pela coloração dos alimentos in natura, como as frutas, verduras e os legumes.
Estes compostos se relacionam com a redução do risco de ocorrência de doenças crônicas e  envelhecimento, uma vez que são capazes de minimizar a ação dos radicais livres.

– Alimentos de cor vermelha: contém uma substância chamada licopeno, que possui uma potente ação antioxidante, antiinflamatória e um efeito na prevenção de câncer. O licopeno também auxilia na redução do risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. É encontrado no tomate, purê de tomate, goiaba vermelha, melancia e frutas vermelhas no geral.Os alimentos de coloração vermelha também possuem vitaminas C, A e do complexo B e sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio. 
– Alimentos de coloração laranja: são fontes de carotenóides, dentre os quais o beta caroteno e o alfa-caroteno que possuem ação pró-vitamina A, ou seja, são convertidos em vitamina A após sua absorção no intestino. O beta caroteno é o carotenóide mais abundante nos alimentos e é considerado o mais importante para os humanos.
Além disso, tem uma importante ação antioxidante, efeitos benéficos na saúde dos olhos e da visão, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares.  São fontes de beta caroteno mamão, cenoura, abóbora e melão cantalupo.
– Alimentos de coloração roxa: contém antocianinas e resveratrol, as quais podem atuar sobre o controle da glicemia, melhora da resistência à insulina, efeitos antioxidantes, neuro-protetor, anti-inflamatório, anti-envelhecimento,  vasodilatador e ação no controle de peso. São consideradas fontes de antocianinas: uvas de casca escura, ameixa, amora, açaí, repolho roxo, berinjela.
 – Alimentos de coloração verde escura: os alimentos de coloração verde escura, como brócolis, couve-manteiga, espinafre, couve de Bruxelas, agrião e rúcula contêm substancias denominadas de glicosinolatos. Esses compostos são capazes de auxiliar no processo de detoxificação e na prevenção de câncer.
Considerações
O ideal é que nossa alimentação contenha fitoquímicos em todas as refeições. Para se beneficiar desses compostos, inclua em todas as suas refeições pelo menos um alimento do grupo das  frutas, vegetais e legumes. Garanta um prato colorido, afinal uma alimentação colorida e equilibrada é o segredo da alimentação saudável que promove diversos benefícios na qualidade de vida.
Na literatura acadêmica são documentados mais de 4000 compostos fitoquímicos, no entanto, a ação e os efeitos de uma grande parte destes compostos é ainda desconhecida.
Por Wesla Sousa
http://kilorias.band.uol.com.br/voce-sabia-que-as-cores-dos-alimentos-podem-influenciar-na-sua-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário