segunda-feira, 4 de abril de 2016

Escolha bem os carboidratos


Amido, por definição, é um carboidrato constituído de glicose, ou seja, fonte de energia pura. Na natureza, os amidos são encontrados em plantas como batata, arroz, milho e trigo. Justamente por serem fonte importante de calorias, eles são a base da alimentação da maioria dos povos: no Brasil é o arroz, na Inglaterra é a batata e no México é o milho, por exemplo. 
Nas últimas décadas, com o aprofundamento dos estudos na área da nutrição, foi possível entender que os alimentos, na verdade, são feitos de três tipos de amidos. O primeiro é o amido de digestão rápida, cerca de 20 minutos após ser ingerido. Eles são alimentos de alto índice glicêmico, encontrados nas farinhas brancas e arroz branco, por exemplo. O segundo tipo é o amido de digestão intermediária, como o da cenoura, brócolis e couve flor, digerido entre 20 minutos e 2 horas após ser ingerido. E o terceiro tipo é o nosso amigo amido resistente.
O amido resistente funciona na verdade como uma fibra. Ele não é digerido e age reduzindo o índice glicêmico, pois deixa mais lenta a absorção da glicose e de outros nutrientes. Além disso, regula o ritmo intestinal e ajuda na saciedade. E é o amido resistente o constituinte da biomassa de banana verde e da batata doce, que tanto se fala. 
Aumenta preferencialmente as bactérias "boas", responsáveis pela produção de butirato. Ele até mesmo promove maior produção de butirato do que outros prebióticos. Uma vez que a flora residente produz o butirato, e todo mundo tem níveis diferentes de diferentes bactérias, os graus de produção de butirato variam de acordo com o indivíduo - mas o amido resistente resulta em grandes quantidades de butirato em praticamente cada sujeito que o consome. Butirato é crucial porque é a fonte de energia primária para nossas células colônicas (quase como se elas tivessem sido projetadas para uma exposição constante ao butirato!).


E que tal conhecer outros alimentos ricos em amido resistente? Pode apostar no inhame, na lentilha, na aveia e no feijão branco,batata yacon e outros.

Inclua alimentos in natura na sua alimentação,mantenha a ingestão de água adequada, monte pratos coloridos, sempre na quantidade certa, os amidos resistentes possuem suas vantagens, mas é só um peça do quebra cabeça da nossa alimentação.

Por Wesla Sousa e Mariane Belem

http://mdemulher.abril.com.br

http://www.paleodiario.com/2014/03/o-guia-definitivo-para-o-amido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário