terça-feira, 7 de junho de 2016

É só um chá?

   
Desde os primórdios as plantas são utilizadas para tratamento de doenças. Essa cultura prolongou-se até a atualidade.

No entanto, funciona de fato esse chá? Pode causar efeitos colaterais?

Primeiramente é importante saber que esse simples chá que você toma para tratar algum desconforto ou doença, não é um simples chá. Da-se o nome de fitoterapia para esse tratamento e prevenção utilizando os compostos ativos das plantas, inclusive existem medicamentos que utilizam esses mesmos compostos para obter seus respectivos efeitos.
Diferente da crença popular, o uso de plantas medicinais não é isento de riscos. Além do princípio ativo terapêutico, a planta pode conter substâncias tóxicas, substâncias alergênicas, contaminação por agrotóxicos ou por metais pesados e pode interagir com outras medicações, causando danos à saúde. Além disso, todo princípio ativo terapêutico é benéfico enquanto utilizado em sua dose terapêutica, sendo tóxico quando utilizado em excesso.

É importante ressaltar que para obter o efeito almejado a planta deve:
  • Ser administrada a quantidade adequada
  • Ser preparada de forma adequada, visando à extração do composto ativo.
  • Possuir período de uso determinado, pois a fitoterapia deve possuir prazo de início e fim para evitar efeitos colaterais e atingir o objetivo.

 Além de verificar as observações acima, é necessário sempre verificar quem está tomando e que doenças possui ou está predisposto a ter, pois pode ocorrer um agravamento da condição atual.

SEMPRE é importante ter um auxilio de um profissional habilitado, pois só ele pode de fato orientar a fitoterapia de forma correta.

Fonte: http://www.ufjf.br/proplamed/atividades/fitoterapia/

Por Esther Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário