quarta-feira, 1 de junho de 2016

Obesidade uma relação Corpo X Mente



A obesidade é uma doença que age de forma silenciosa e pode possuir como causa diversos fatores, como: herança genética, ambientais, motivacionais e os mecanismos de controle que modulam a ingestão alimentar e o gasto energético favorecendo o desenvolvimento da obesidade no organismo humano.
Pesquisas na área da psicossomática (a área psicossomática está envolvida com doenças que geralmente iniciam-se através do psicológico) confirma que alterações no âmbito das emoções podem afetar significativamente o corpo físico desencadeando alterações nas sinapses dos hormônios no organismo humano.

O World Obesity (2014) trata a obesidade como uma pandemia, onde cerca de 3 milhões de pessoas morrem a cada ano por complicações da obesidade. A obesidade está relacionado ao aumento de risco de desenvolver várias doenças como o diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais, e diversos tipos de câncer.

Dentre os fatores que influenciam a obesidade o fator psicológico, tem sido abordado em diversos estudos. Estudos realizados por Sutin e colaboradores (2010), testaram os traços de personalidades que estavam associados a Síndrome Metabólica. Nessa pesquisa os autores utilizaram para avaliação de personalidade o teste NEO-PI-R.. O estudo foi realizado na Itália, na região de Sardenha, com uma amostra de 5.662 indivíduos, onde os resultados obtidos foram: o neuroticismo (estado emocional negativo) e baixa amabilidade, impulsividade e hostilidades foram mais fortemente associados com a síndrome metabólica, alta conscienciosidade (individuo extremamente cuidadoso) foram cerca de 40% menos propenso a ter síndrome metabólica. Os autores concluíram que as pessoas com menos recursos psicológicos são mais vulneráveis a desenvolver à síndrome metabólica.
Os indivíduos com transtorno alimentar possuem aversão ao risco e aventura, já os indivíduos com bulimia nervosa e obesos relataram menores emoções positivas, reduzindo o bem-estar. Todavia, os traços que propicia essas morbidades foram: estresse, neuroticismo, instabilidade de humor.

A relação entre a fisiologia do corpo humano e das emoções vivenciadas a cada dia sua reação são infinitas, um mesmo evento no meio externo pode causar inúmeras sinalizações no sistema nervoso central e modificar toda a cadeia funcional dos hormônios em nosso corpo, pois o mesmo hormônio num organismo desencadeia várias possibilidades de ação, como o cortisol em níveis adequado no organismo estabiliza, contribui com o sistema imunológico.
A partir desses estudos é possível verificar que o corpo e mente caminham juntos, onde a frase mente e corpo são tornam-se cada vez mais real. Por vezes para a obtenção de um resultado nutricional adequado é interessante associar


Fonte: Esther Rocha
           Felipe Wesley

Referências

MARIA, C. C; YAEGASHI, S. F.; OS TRAÇOS DE PERSONALIDADE ASSOCIADOS NO DESENVOLVIMENTO DA OBESIDADE. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, 2016.
SUTIN, A. R.; COSTA, P. T.             J; Uda, M.; Ferrucci, L.; Schlessinger, D.; Terracciano, A. Personality and metabolic syndrome. Age.2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário