sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Dia do Lixo: Preciso mesmo disso? como Funciona?

O “dia do lixo” é realizado por muitos praticantes de atividade física e até por atletas. É muito comum indivíduos que seguem a dieta à risca durante a semana e, nos finais de semana, consomem alimentos calóricos e de baixo valor nutricional como doces, frituras, pizzas e refrigerantes, além de bebidas alcoólicas.
Muitas pessoas não vêm resultados com a dieta, porém é preciso observar se a dieta está sendo seguida corretamente, evitando os famosos “beliscos”. Ficar petiscando besteiras durante o dia, mesmo que em pequena quantidade, pode interferir negativamente na sua dieta, assim o dia do lixo torna-se importante, pois evita que esses alimentos sejam consumidos diariamente.

DIA DO LIXO ENGORDA OU EMAGRECE?

Seguir uma dieta restritiva é muito difícil, já que muitas vezes sentimos vontade de comer “besteiras”. Assim, o dia do lixo pode ser uma alternativa para evitar o abandono da dieta. Não existem regras específicas para o dia do lixo, mas o que muitas pessoas fazem é seguir a dieta durante a semana e realizar o dia do lixo no sábado e domingo, ou seja, dois dias do lixo, o que deve ser evitado.
Para não perder os resultados obtidos com a dieta e a atividade física, estipule apenas uma refeição do lixo, e apenas nessa refeição coma o que sentir mais vontade e prazer, variando no decorrer das semanas.
O dia do lixo pode ser importante para evitar o efeito platô, que é a adaptação do nosso organismo à dieta restrita, ou seja, paramos de perder peso. Com o dia do lixo, há um aumento no metabolismo para digerir o maior volume de alimentos e, com a volta à dieta no dia seguinte, o metabolismo continua acelerado, porém, dessa vez, encontrará menos alimentos para digerir, promovendo a perda de peso.

DIA DO LIXO: O QUE COMER E O QUE EVITAR?

Não há indicações específicas do que comer ou evitar no dia do lixo. Coma o que sentir mais vontade, em uma quantidade razoável para suprir seu desejo, aumente até 500 a 1000 Kcal, no máximo, da sua dieta habitual, mas é importante não exagerar! Afinal, emagrecer ou aumentar a massa muscular não é tão fácil e exige muita disciplina.
Outra alternativa é aumentar a quantidade da sua dieta no dia do lixo, consumindo os mesmos alimentos da dieta, porém em quantidades maiores.
Não se deixe enganar, um dia do lixo com muitos exageros pode prejudicar todo seu esforço e tornar mais difícil à volta a dieta habitual.
Dica: no dia do lixo, diminua o consumo de proteínas e aumente os carboidratos, assim, quando você voltar à dieta, o consumo de proteínas irá intensificar o aumento da massa magra!


Referências Bibliográficas
www.natue.com.br/natuelife
Elaborado por: Vivian Bichara Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário