sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Açúcar ou Adoçante

        Atualmente, o consumo de açúcar tem sido visto como um grande vilão à saúde, uma vez que este está relacionado ao agravo de doenças como diabetes mellitus e obesidade, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Um dos maiores problemas em se controlar o consumo exagerado de açúcar é que, geralmente, o consumo de açúcar passa despercebido, pois ele está presente em grande parte dos alimentos e produtos que consumimos. Normalmente, associamos a ingestão de açúcar, principalmente, quando consumimos alguma sobremesa, mas não percebemos o açúcar que usamos para realçar o sabor do cafezinho do dia-a-dia ou do chá da tarde, nem mesmo nos damos conta de que muitas vezes o utilizamos para incrementar produtos que já são adoçados, como é o caso de grande parte dos produtos industrializados.
O açúcar mais conhecido e utilizado pela população brasileira é o refinado, durante o processo de refinação do caldo da cana-de-açúcar, alguns aditivos químicos são adicionados para dar a coloração branca. Porém, algumas vitaminas e sais minerais acabam sendo perdidas durante o processo, tornando o açúcar uma fonte calórica de rápida absorção, mas sem nutrientes. Os açúcares mais escuros, como o mascavo, são uma opção considerada mais saudável, pois não passam pelo processo de refinamento e, dessa forma, conseguem manter a maior parte de seus nutrientes, porém ainda são um problema para os diabéticos e para quem luta contra a balança, pois são tão calóricos quanto o refinado.

Os edulcorantes, popularmente conhecidos como adoçantes, são aditivos alimentares de sabor extremamente doce, utilizados em alimentos e bebidas industrializados com objetivo de substituir total ou parcialmente o açúcar. A princípio, os edulcorantes foram pesquisados e desenvolvidos para atender às necessidades de pessoas diabéticas, porém o aumento da procura por adoçantes é decorrência do interesse das pessoas em melhorar sua saúde e sua aparência física, uma vez que os adoçantes têm um poder de adoçar maior que o do açúcar, com a vantagem de ter uma quantidade de calorias muito menor ou nenhuma, diminuindo os impactos que uma dieta rica em açúcar pode ter sobre a qualidade de vida das pessoas.

Os adoçantes podem conter e ser formulados à base de edulcorantes naturais e/ou artificiais, e são classificados em adoçantes de mesa e adoçantes dietéticos.
A “confusão” metabólica que os adoçantes ingeridos sem um planejamento nutricional, podem contribuir para piorar o hábito alimentar e aumentar a ingestão total de calorias. Mas não podemos esquecer que o açúcar simples é uma fonte de calorias vazias, portanto, os edulcorantes podem e devem ser usados no controle de peso e da glicose, desde que sejam ingeridos como parte de um plano nutricional balanceado e com conteúdo calórico adequado para o objetivo de peso do indivíduo.

Segue algumas dicas para consumir adoçantes: 
1) Procure um médico ou nutricionista para entender qual é o tipo de açúcar ou adoçante mais adequado à sua dieta.
2) Evite ingerir um excesso de produtos dietéticos (gelatinas, pudins, refrigerantes). 
3) Alterne periodicamente o tipo de adoçante que você consome.
4) Evite usar aspartame em alimentos quentes, pois, além de haver uma perda da doçura, é possível que ele seja decomposto em outras substâncias.
5) O uso de adoçantes durante a gestação deve ser reservado para pacientes que precisam controlar o seu ganho de peso e para as diabéticas. Baseado nas evidências atualmente disponíveis, deve se dar preferência ao aspartame, sucralose, acessulfame-K e a estévia.
6) Outra alternativa seria o “açúcar light”, que possui parte açúcar e parte adoçante, e por isso, alcança-se a doçura desejada com quantidades bem menores de açúcar quando comparado com o açúcar refinado. Mas não é indicado para pessoas com dietas onde há restrição na ingestão de açúcar, apenas para os indivíduos com uma dieta normal e que tenham interesse em reduzir o consumo de açúcar.


Fonte:http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2014/06/acucar-vs-adocante-quem-e-o-vilao.html#more


Por: Pamella D. Campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário