segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Benefícios dos OVOS com GEMA!


Os ovos são considerados habitualmente como alimento saudáveis completos e de boa digestão, além de alto valor nutritivo. A sua capacidade energética está em cerca de 160 calorias por cem gramas, sendo superior nos ovos de pata (189 calorias). Além de que seu preço é acessível e de boa relação custo/benefício.
O ovo é rico em proteínas (12%), que possuem todos os aminoácidos essenciais em concentração e proporções equilibradas. De efeito, a proteína do ovo, a ovoalbumina, é considerada como a proteína padrão ou de referência para comparar o valor nutritivo das proteínas de outros alimentos.
Possuem vitaminas do complexo B, A e D (estas localizadas exclusivamente na gema, por serem vitaminas lipossolúveis). O consumo de um ovo por dia aproxima-se de 40% das necessidades diárias de biotina (B7), vitamina necessária em numerosas funções orgânicas; também cobre 20% de riboflavina (ou vitamina B2). Os ovos não possuem quantidade significativas de vitamina C.
O ovo também contém alguns sais minerais, porém convém demonstrar que a quantidade de ferro do ovo é relativamente baixa.
Outros componentes presentes no ovo é a colina, uma amina essencial que favorece o desenvolvimento do sistema nervoso central no feto e atribuem-se efeitos positivos sobre a memória; luteína e zeaxantina, ambas do grupo dasxantofilas, relacionadas por algumas fontes como favoráveis na redução das cataratas. Contudo, o National Eye Institutenão possui evidências significativas que indiquem ou apoie esses efeitos.

Colesterol

O aspecto mais controverso dos ovos é sua riqueza em colesterol LDL (colesterol mau): 410mg/100 g, que se concentra praticamente na gema, no que chega a cerca de 1.260 mg/100g. Esses números correspondem a cerca de 250mg de colesterol em um ovo de tamanho médio. Por essas razões, desaconselha-se o uso de o consumo de ovo para pessoas com risco cardiovasculares.
Contudo, comprovou-se que o acúmulo de colesterol em nossas artérias é proveniente de outras fontes, como comidas industrializadas, fast-foods, associados com o metabolismo e ausências de atividade física, obesidade, sedentarismo e outros fatores. Com isso conclui-se que seus efeitos no nível de colesterol não são relevantes e não tem nenhuma relação direta com o índice de mortalidade por doenças cardiovascular.
Por outro lado, existe no mercado estudos para desenvolvimento de ovos de galinhas com baixo nível de colesterol, onde é enriquecido com Omega-3, um ácido graxo considerado cardioprotetor.

 

Conclusão

Ovos são extremamente nutritivos, fornecem todos os nutrientes que o corpo precisa, são uma fonte de proteína de alta qualidade e valor biológico, fornecem gorduras para produzir hormônios sexuais e não vão gerar doenças cardíacas em pessoas saudáveis.
Você não é obrigado a acreditar em nada do que foi escrito neste texto. Neste caso, por favor, busque outras fontes (atualizadas) de conhecimento e confirme com seus próprios olhos os benefícios que os ovos inteiros podem trazer para os seus ganhos e sua saúde.


Publicado por: Petriane Moreira

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário