quarta-feira, 29 de março de 2017

Adquira com moderação - Saiba como consumir alguns alimentos corretamente.

Vivemos em uma época que de tempos em tempos surge um alimento que é considerado o vilão da balança ou as famosas dietas da moda.

Mas atenção! Para ficarmos livres desses modismos nutricionais e adotarmos hábitos alimentares saudáveis condizentes com o estilo de vida que levamos, é preciso sempre fazer duas perguntas antes de agregar ou excluir determinado alimento das nossas refeições.

 - É saudável para quem e para o que?

Só depois de analisarmos essas condições clínicas podemos tomar algumas decisões.


Atualmente, estamos cada vez mais preocupados com os nossos hábitos alimentares o que nos impulsiona a procurar alimentos que ofereçam benefícios a nossa saúde e que proporcionem bem estar, essa prática está relacionada à saudabilidade alimentar. 
Eles podem ser saudáveis, mas isso não significa que são de qualidade, que não engordam ou que podem ser consumidos em excesso. São coisas completamente diferentes no contexto nutricional. Por essa razão é sempre importante saber quais alimentos saudáveis que também podem acarretar em aumento do peso quando consumidos de maneira incorreta.



Carboidratos:
se consumidos na quantidade adequada ajudam na saciedade e repõem as energias, para melhorar a escolha, opte pela versão integral, como por exemplo, arroz integral, pães integrais, cereais integrais ou aveia.
 
Azeite de oliva: fonte de gordura monoinsaturada tem efeito cardioprotetor que auxilia na redução do colesterol.  Por mais que seja considerado um alimento do bem, se consumido em excesso provoca ganho de peso, por isso devemos ficar atentos na quantidade  adequada para cada individuo.



Abacate:  há uma fonte de gordura do bem, monoinsaturada que também protege o coração e pode ser consumido com moderação.


Banana: A banana é uma fruta fonte de carboidrato, sendo muito bem vinda antes de qualquer atividade física. Além disso, é fonte de triptofano (precursor do neurotransmissor serotonina) que auxilia na saciedade e traz a sensação de bem estar.


Batata doce: fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico possui absorção lenta e disponibiliza energia em longo prazo. A batata doce também provoca saciedade por mais tempo.



Manteiga: É fonte de gordura saturada, portanto, seu consumo deve ser bem moderado, principalmente, se você tiver nível de colesterol elevado. Deve ser consumido com moderação, para quem não tiver o colesterol elevado.





Para um melhor desempenho físico, manutenção, ganho ou perda de peso, procure sempre um Nutricionista, profissional especializado que auxiliará na escolha de alimentos necessários para suprir as necessidades enérgicas individualizadas.





Fonte: Adaptado - Revista Nutrição em Pauta - Profa. Dra. Patrícia Cruz - Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).


Postado por: Mayara Alves Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário