segunda-feira, 6 de março de 2017

CARBOIDRATO E O DESEMPENHO FÍSICO NO CICLISMO INDOOR


 

A modalidade trata-se de um exercício rítmico e cíclico, realizado em bicicletas estacionárias em um ambiente fechado.
Esforços mais prolongados e/ou intensos, característicos ao ciclismo indoor, podem aumentar a demanda energética ao ponto que exija do metabolismo dos carboidratos a utilização da glicose para formação de adenosina trifosfato (ATP), aeróbia ou anaerobiamente, além de mobilização de glicogênio hepático e muscular como fonte de carboidratos (Bacurau, 2001).

Desta maneira, durante um esforço prolongado ou intenso, uma oferta de carboidrato insuficiente ou possível deficiência no metabolismo deste substrato poderia comprometer o desempenho físico ou induzir uma fadiga prematura (Willians, Devlin, 1994).
O American College of Sports Medicine (ACSM) (Thomas, Erdman e Burke, 2016) recomendam a ingestão de 30 a 60 gramas de carboidrato por hora, durante um esforço intenso e prolongado (de 60 até 150 minutos).

No estudo experimental de Gonçalves, Alisson et al, 2016, realizado com  sete ciclistas recreativos do gênero masculino, com idade 36,28 ± 4,33 anos, peso 77 ± 8,86 quilogramas, avaliou durante duas aulas similares de ciclismo indoor com duração de 80 minutos, os participantes ingeriram bebidas placebo (PLA) ou suplementada (SUP) com dextrose (0,7g/kg), ofertadas em três momentos, 10 minutos antes do início, 25 e 50 minutos de exercício. A glicemia foi mensurada 10 minutos antes, no início, nos minutos 35 e 60 e ao término do treino. Ao final do treino, foram registrados glicemia, distância percorrida, rotações por minuto (RPM), potência média, frequência cardíaca e percepção de esforço (0-10). A glicemia mostrou-se maior no grupo SUP no início do treino e aos 60 e 80 minutos. As RPM foram menores no grupo SUP e enquanto as demais variáveis não foram diferentes.

Com os resultados   acima, conclui-se que a suplementação de carboidrato foi eficiente em aumentar a glicemia sanguínea, todavia, não influenciou no desempenho físico em aulas de ciclismo indoor, visto que as variáveis distância percorrida e potência média e as respostas de frequência cardíaca final e percepção subjetiva de esforço não apresentaram diferenças entre os grupos placebo e suplementado.



Fonte: GONÇALVES, Á. C.; GUERRAO, J.C.M.; PELEGRINI, R. M. Efeito da ingestão de carboidrato sobre o desempenho físico durante treino de ciclismo indoor. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, volume 11, número 62, páginas185-191, Março/Abril, 2017. Disponível em: < w w w . r b n e. c o m. b r >. Acesso em: 06 de março de 2017.

Postado por: Mayara Alves Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário