sexta-feira, 17 de março de 2017

Intervalo entre as refeições

 A prática do lanche entre as refeições ajuda no controle da fome, ou seja, evita que se chegue às refeições principais com muita fome e acabe exagerando no prato.

Quando fracionamos a alimentação ao longo do dia, praticando os lanches, "informamos" ao corpo que existe comida disponível e que ele pode permitir que o metabolismo funcione normalmente, ou seja, quando ficamos muitas horas sem comer, o corpo entende este período como jejum e privação de alimentos, e acaba por "reprogramar" o organismo para a diminuição do metabolismo para evitar gasto energético demais e para guardar tudo o que entrar.

Normalmente quando praticamos os lanches saudáveis, incluímos alimentos mais simples e de fácil consumo, com o único motivo de promover a prática destas refeições num dia de rotina agitado em que não paramos para nos alimentar tranquilamente. 

 Confira uma lista com lanchinhos saudáveis e com poucas calorias. 




Frutas: As frutas são uma ótima opção de lanche saudável! Além de deliciosas, elas são ricas em vitaminas e fibras. Para um lanche completo, você pode associá-las a outro tipo de alimentos, procure variar as frutas.









mix de oleaginosas: As oleaginosas são práticas para carregar e cheias de nutrientes: proteínas, vitamina E, vitaminas do complexo B, selênio, potássio e ômega-3. Têm ação anti-inflamatória e são fontes de ácidos graxos, que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim.  fique atenta às quantidades, pois as oleaginosas são calóricas. 







frutas desidratadas: são naturalmente mais doces pois, com a retirada de água, o açúcar da fruta fica concentrado. Ricas em fibras, minerais, potássio, magnésio e vitamina A, as frutas secas são ótimas opções de lanche. Antes de comprar, lembre-se de verificar se não têm adição de açúcar.






sanduíche natural: Um sanduíche natural pode ser uma boa opção para comer entre as refeições. Recheie o pão integral com alface, tomate, cenoura e uma proteína magra, como uma fatia de queijo branco ou ate mesmo um frango desfiado, atum, etc...








vitaminas de frutas: Para um lanche gostoso e saudável, que tal uma vitamina de frutas? Bata no liquidificador uma porção de frutas à sua escolha com 1 copo pequeno (150ml) de leite desnatado. Se quiser, acrescente uma colher de sopa de linhaça ou aveia.




Publicado por: Ana Claudia Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário