sexta-feira, 17 de março de 2017

Mito ou Verdade ???

Beber leite durante a refeição faz mal?
VERDADE. O cálcio presente no leite prejudica a absorção do ferro encontrado em vários alimentos do nosso almoço ou jantar, como feijão, carnes, vegetais verde-escuros. Portanto, ter o hábito de sempre beber leite durante ou logo após as principais refeições pode interferir na absorção do mineral.


Devemos tomar líquido durante as refeições?
MITO. Ele pode causar vários desconfortos, como gases e flatulências, além de dificultar a ação do suco gástrico (responsável pela digestão dos alimentos no estômago). Como os líquidos saem do estômago mais rápido do que os alimentos, eles causam uma sensação de “vazio”, levando, muitas vezes, o indivíduo a se alimentar novamente logo após a refeição.

Devemos comer de 3 em 3h ?
VERDADE. A ingestão regular de alimentos nos intervalos das refeições melhora o funcionamento do intestino, pois estimula constantemente o trato digestório. Além disso, o indivíduo irá evitar o “beliscar” entres as refeições.

Posso consumir bebida isotônica no lugar da água?
MITO. Os isotônicos são comumente consumidos fora de hora e os fabricantes afirmam que não há risco nenhum. Especialistas negam esta afirmação, pois acreditam que o excesso destas bebidas pode sobrecarregar os rins por possuírem uma quantidade razoável de sódio e outros minerais que são fundamentais quando suamos muito em uma atividade física. A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e não deve ser substituído por nada.

Os lanches substituem refeições ?
Ao ficarmos por mais de três horas sem comer, nosso organismo entende como falta de alimento, logo um lanche adequado deve ser feito no momento certo e com alimentos corretos. Substituir com frequência refeições por lanches não nutritivos pode ser perigoso, pois podemos deixar de consumir algum nutriente importante para o funcionamento do nosso corpo. O horário dos lanches deve ser nos intervalos das refeições e eles podem ser compostos por frutas, iogurtes, barra de cereais, biscoitos, sucos e outros.


Fonte: Guia de Alimentação – SESI – Alimente-se bem.
Postado por: Mayara Alves Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário