quarta-feira, 1 de março de 2017

Mito: Uma boa Alimentação dispensa Suplementação?


A nutrição esportiva e alimentação saudável tem sido temática de grande interesse entre as pessoas, devido a crescente procura de suplementos alimentares e o consumo excessivo, principalmente por parte de jovens e adolescentes que frequentam academias, uma vez que a adoção de alimentação adequada e equilibrada pode atender as necessidades individuais, contribuindo significativamente com maior e melhor desempenho e rendimento físico, também associado ao melhor estado geral de saúde.

Usar ou não suplementos esportivos é uma dúvida frequente de praticantes de várias modalidades esportivas. A suplementação, ser feita de forma indiscriminada, pode fazer com que a quantidade diária de nutrientes seja superior à necessária, podendo prejudicar órgãos como fígado e rim.
De forma geral, a necessidade de nutrientes de atletas só difere em quantidade da recomendação para sedentários. Muitas pessoas utilizam suplementos para substituir refeições, conduta esta que deve ser abolida.

A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não conseguir alcançar as necessidades, ou mesmo se estas forem muito aumentadas, o que vai depender da frequência dos treinos e da atividade em questão.  Em algumas situações, o suplemento pode ser associado a uma refeição para garantir o aumento de um nutriente específico, para tornar a dieta mais viável dentro da rotina diária de cada atleta e/ou para melhor a absorção de determinado nutriente.
A prescrição de suplementos alimentares pelo nutricionista deve atender a requisitos previstos em normas e portarias, que informam o que pode ser indicado em quais situações.




file:///C:/Users/Clinica%20Esportiva%2020/Downloads/207-799-1-PB.pdf

Postado por: Tamiris Medolago e Mayara Alves Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário