sexta-feira, 3 de março de 2017

VITAMINA C - Sintomas de falta e suplementação



FONTES DE VITAMINA C

Frutas
Laranjas, toranjas e limões, morangos, groselha, framboesa, amoras e mirtilos, melão, melancia e kiwi.



Vegetais
Espinafre, pimentão verde e vermelho, tomate, couve-flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas e batatas.


Cerca de 90% da vitamina C é encontrada em frutas e legumes e vale lembrar que na hora de cozinhar há uma redução de 30%-40% da vitamina C. O cozimento a vapor preserva melhor as vitaminas dos alimentos.


SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA C


A suplementação com vitamina C pode ser um meio de ajudar na obtenção diária de quantidades saudáveis, segundo a FAO a Ingestão Diária Recomendada (IDR) - (1) para Adultos é de 45 mg/d.
O suplemento vitamínico é indicado para quem possui carência comprovada por exames,gestantes e/ou atletas com carga pesada de treinamento, uma vez que o metabolismo mais acelerado pode exigir uma quantidade maior de vitamina do que aquelas encontradas na alimentação.
Mas é essencial que tudo isso seja feita com orientação médica, e que a pessoa faça a ingestão da vitamina que necessita, não de um multivitamínico qualquer .


(1) - Ingestão Diária Recomendada (IDR) é a quantidade de proteína, vitaminas e minerais que deve ser consumida diariamente para atender às necessidades nutricionais da maior parte dos indivíduos e grupos de pessoas de uma população sadia.



Postado por: Mayara Alves Terra 
Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br
           http://veja.abril.com.br
           FAO/OMS. Human Vitamin and Mineral Requirements.

Nenhum comentário:

Postar um comentário