terça-feira, 4 de abril de 2017

Efeitos da suplementação de taurina no exercício físico.

A taurina ou ácido beta-aminossulfônico é um aminoácido não essencial que pode ser sintetizado a partir da metionina e da cisteína, porém como a sua produção endógena é insuficiente, há a necessidade de ser consumida na dieta.

Estudos mostram que a taurina exerce diversos benefícios no organismo. Dentre eles, pode-se destacar a proteção da integridade do tecido hepático, modulação da insulina, aumento do gasto energético, diminuição dos níveis de triglicerídeos e do índice aterogênico, diminuição do diâmetro do adipócito, proteção contra doenças coronárias e efeitos antioxidantes.

Alguns estudos demonstraram os efeitos da suplementação de taurina após o exercício físico sobre biomarcadores de estresse oxidativo, onde evidenciaram que a suplementação reduz o dano oxidativo causado pelo exercício físico. 

Foram avaliados os efeitos da administração da taurina no músculo esquelético de ratos após exercício de resistência e observaram que os animais que não receberam a taurina tiveram uma diminuição da concentração deste aminoácido no músculo após o exercício comparando-os com os que receberam, além disso, foi observado que o tempo de exaustão foi significantemente aumentado com a suplementação de taurina.  

Alguns autores citam estudos que afirmam que a taurina é um poderoso estabilizador de membrana e pode afetar a hiperexcitabilidade celular, sendo assim, sugerem que a manutenção de um nível apropriado de taurina intracelular garante um melhor desempenho muscular.

Ainda assim é necessário a realização de mais estudos que avaliem os feitos isolados da taurina no exercício físico e no aumento da resistência física, quanto ao aumento do desempenho.

Visto a importância de um aporte nutricional adequado é de grande relevância  consultar um(a) Nutricionista para a suplementação de taurina quando necessário, para auxiliar na prevenção de danos oxidativo e também favorecer a captação de glicose pelas células hepáticas e musculares melhorando o desempenho dos atletas.




Postado por: Mayara Alves Terra

Fonte: Efeitos da suplementação de taurina sobre tecido adiposo de ratos obesos treinados / Ana Carolina de Almeida Martiniano. – Araraquara, 2014 - disponível em http://www2.fcfar.unesp.br.

Efeitos da suplementação de taurina ou flavonoides de cacau associado à achocolatado sobre a composição corporal, metabolismo de carboidratos e proteínas, desempenho físico, dano muscular e estresse oxidativo em atletas. Flávia Giolo de Carvalho – Araraquara, 2015. – Disponível em: http://www.fcfar.unesp.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário