A Alimentação do atleta é feita de acordo com o peso, idade, sexo, percentual de massa muscular e de massa gorda, modalidade esportiva e tempo, objetivos, patologia. A Alimentação varia entre as fases de preparação, de recuperação, de competição ou qualquer imprevisto como, por exemplo, lesões, cirurgias, etc.
Cuidando devidamente de sua alimentação, o atleta conseguirá não só manter a sua saúde, mas também preservar sua composição corporal, favorecer o funcionamento das vias metabólicas associadas a atividade física, permitir o armazenamento de energia (glicogênio muscular) retardando a fadiga pelo aumento da resistência ao exercício, contribuir para encremento da massa muscular (hipertrofia) e auxiliar na recuperação de lesões ou traumas eventualmente provocados pelo exercício.
Pode-se dizer que uma orientação nutricional personalizada, juntamente com um treinamento bem elaborado, proporcionarão ao atleta grandes conquistas com excelentes resultados. Uma boa dica, portanto, é procurar um profissional dessa área para acompanhá-lo em seu treinamento, estabelecer a melhor dieta para durante e depois das atividades físicas. Assim, seu rendimento será melhor e o seu corpo ficará mais saudável. Cabe ao nutricionista, principalmente aquele dedicado à nutrição esportiva, orientar e elaborar uma dieta específica para pessoas que praticam atividade física.
Postado por: Ana Cláudia Cunha
fonte:, Fernanda et al. Orientação nutricional: Avaliação do conhecimento de estudantes de Educação Física quanto á Nutrição e Orientação Nutricional. Revista Nutrição em pauta. Julho/agosto, 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário