terça-feira, 11 de abril de 2017

Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol onde essa tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias protegendo o organismo de bactérias e fungos. Um vegetal nativo da Ásia, é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina, assumindo vários benefícios terapêuticos tendo ações bactericidas, desintoxicante e ainda ajudando no sistema digestivo, respiratório e circulatório. Também é reconhecido como um alimento termogênico. A raiz também é utilizada para combater mau hálito, cólica menstruais e ressaca, pois ela ter o poder de anti-inflamatório, alivia a dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório como a tosse e a bronquite. 

O gengibre pode favorecer as hemorragias por isso deve ser evitado por pessoas com distúrbios hemorrágicos, tendo a piora também nos quadros de doenças cardíacas, diminui os níveis de glicose no sangue para pessoas que sofrem de diabetes. Gestantes não podem fazer o uso deste alimento, podendo afetar alguns hormônios do feto e até levar a aborto, também não é indicado pra mães que estão amamentando.

Não se recomenda o uso do gengibre para quem tem hipertiroidismo, pois seu metabolismo já está muito elevado, podendo perder massa muscular. Além das pessoas cardiopatas, com enxaqueca,com ulceras e pessoas alérgicas não devem abusar deste alimento, elevando a pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. 


Pode ser consumido cru, conserva e chás. Nos chás com infusão de pedaços frescos podendo ser utilizado para gripes, tosses e resfriados, também hidratando o corpo e ajudando a eliminar as toxinas.  Nos sucos tem ação anti- inflamatória favorecendo a eliminação de toxinas no organismo, gerando mais disposição para o corpo.


Publicado por: Ana Cláudia Cunha
Referencias bibliográficas: http://www.luzimarteixeira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário