sábado, 8 de abril de 2017

O alimento da moda cheio de nutrientes Goji berry


Goji berry, Lycium barbarum (wolfberry em inglês), é uma fruta cultivada há mais de 2.500 anos na China, de coloração avermelhada e sabor levemente azedo. As frutas colhidas de agosto a outubro são geralmente desidratadas, mas podem também ser consumidas frescas. Existe uma variedade de produtos comercializados com goji berry, como biscoitos, barrinhas, chocolate, muesli, embutidos e sopas. 
Foram relatados casos de reações alérgicas e, nos livros de medicina chinesa, recomenda-se cuidado com gestantes e evitar a fruta se a pessoa tiver diarreia, febre, artrite e doenças inflamatórias.
No Brasil, este fruto encontra-se desidratado. Uma preocupação é se o produto tiver origem desconhecida ou duvidosa. Encontram-se estudos que avaliam a relação com bem-estar geral, fadiga, controle glicêmico em diabéticos, neuroproteção, glaucoma, propriedades antioxidantes, imunomodulação, atividade antitumoral, antienvelhecimento, melhora do sistema imune. 
A Goji Berry é um potente auxiliador na perda de peso quando associado a uma dieta adequada e às atividades físicas, sendo justificado pelas respostas à diminuição da ansiedade e da regulação intestinal.
Estudo recente avaliou a eficácia da goji berry na prevenção contra infecções por influenza. Parece haver uma melhora na resposta imune, porém o estudo foi realizados em ratos. 
Em geral, estudos de revisão e meta-análise concluem que mais estudos são necessários para saber a concentração adequada, forma de consumo e efeitos benéficos em humanos. A dosagem utilizada nos estudos é 50 mg de extrato distribuídos de uma a duas vezes ao dia ou 120 ml de suco. De fato, não há evidências científicas que sustentem as alegações feitas a sucos de goji berry como um “cura-tudo” ou uma bebida milagrosa para o bem-estar e a longevidade. A eficácia clínica não está estabelecida e são necessários estudos bem-delineados, com extratos padronizados e caracterizados e amostra maiores. Além disso, podem ocorrer possíveis interações com medicamento, como a varfarina. Assim, deve ter atenção quem faz uso de anticoagulantes. 

 

        Procure sempre um(a) Nutricionista e saiba como inclui-lo na sua alimentação de maneira consciente!
                                                                                                     

Fonte:

            ·    Revista Bio;
·       Promoção da saúde por meio de produtos naturais: percepção e conhecimento de comerciantes -- rev enferm ufpe on line., recife, 11(supl. 3):1410-9, mar., 2017.
      


Postado por: Mayara Alves Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário