terça-feira, 23 de maio de 2017

Quem pratica musculação, ou faz uma dieta, sempre acaba ouvindo a palavra proteína. No caso de quem pratica musculação para ganhar músculos, surge uma demanda maior por proteínas. Isso ocorre pois, para que o músculo “cresça”, após ser trabalhado no exercício, é preciso do constituinte dele: as proteínas. Elas são como tijolos, que formam os músculos. Por isso elas acabam por ser aliadas na alimentação e, assim, há suplementos de proteína. Você sabe a diferença dos inúmeros tipos de proteínas no mercado?
Whey protein concentrado (WPC) : É composto pela proteína intacta e deve ser digerido normalmente para ser absorvido, ou seja, como passa pelo processo normal de digestão, tem absorção mais lenta. Ainda contém lactose e traços de gordura em sua composição, por isso, não é indicado para intolerantes ou pessoas com alergia à proteína do leite. Pode ser composto por 25% a 89% de proteína, mas quanto menor os níveis de proteína, maior será a presença de gorduras e lactose, o carboidrato presente no leite.
Whey protein isolado (WPI): É praticamente livre de lactose e gorduras, oferecendo proteína na forma pura, cerca de 90% a 95% de sua composição. Durante seu processo de filtração, pode haver quebra das estruturas das proteínas, tornando a absorção mais rápida, dessa forma, possui oferta imediata de aminoácidos para os músculos após os treinos.
Possui duas formas de filtração: 
  • Isolado Íon Exchance: é obtido a partir da filtração com reagentes por meio de um processo químico que separa as proteínas. A parte negativa desse processo é que pode haver grande desnaturação (quebra) das proteínas e aumento no teor de sódio no produto final.
  • Isolado Micro filtrado: é um processo mais moderno, que não prejudica a estrutura das proteínas, pois a filtragem é realizada de maneira mecânica em baixas temperaturas. Além disso, possui baixo teor de sódio.
Whey protein hidrolisado (WPH): A versão hidrolisada possui proteínas isoladas quebradas em partículas menores, fazendo com que a absorção dos aminoácidos livres seja mais rápida, disponibilizando-os rapidamente para a construção muscular no período pós-treino. Apesar de poder conter traços de gorduras e de carboidratos, pode ser a melhor opção para intolerantes à lactose. Também pode ser mais caro, por conta do seu processo de produção, assim como os isolados.
Blends Proteicos: Também é possível encontrar suplementos que combinam os diversos tipos de whey protein, com as diferentes velocidades de absorção (time release), fornecendo aporte de aminoácidos de maneira prolongada e evitando o catabolismo proteico, ou seja, a quebra de massa magra em períodos prolongados de jejum. Esses blends de proteínas ainda podem ter adição de outras frações de proteínas com absorção mais lenta, como a caseína e albumina, sendo indicados para lanches intermediários ou antes de dormir, períodos em que pode haver mais perda de massa muscular.

Mas é de extrema importância lembrar que, mesmo os suplementos de proteína, devem ser tomados sob um acompanhamento nutricional. 

Publicado: Ana Claudia Cunha
FONTE:https://www.natue.com.br/natuelif

Nenhum comentário:

Postar um comentário