segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Batata doce antes ou depois do treino?

Resultado de imagem para batata doce


A batata doce é um tubérculo que passou a ser muito consumido por praticantes de atividade física, especialmente de musculação. Mas muitos ainda não sabem quando consumir e quais os benefícios da batata doce.

Batata-doce x musculação:

A batata doce é fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, o carboidrato da batata-doce é absorvido lentamente, promovendo energia constante, sem provocar picos de glicose, e consequentemente, evita picos de insulina. Essa característica evita o catabolismo – perda de massa muscular para fornecer energia, além de contribuir para o emagrecimento, já que tem menos chances de virar gordura e mantém saciado por mais tempo, contribuindo para alcançar melhores resultados com o treino de musculação.
Confira alguns nutrientes que são encontrados na batata-doce, e entenda porque o alimento contribui para a melhora da performance de praticantes de atividade física.
  • Vitamina A: auxilia na quebra de radicais livres na atividade física, por ter uma ação antioxidante;
  • Vitamina B: envolvida em inúmeros processos metabólicos, em especial na síntese de proteínas e produção de energia;
  • Vitamina C: fortalece o sistema imunológico;
  • Cálcio: importante na contração muscular;
  • Potássio: regula o metabolismo e evita câimbras;
  • Fósforo: ideal para o fornecimento de energia no metabolismo;

Quando comer batata-doce?

O mais indicado é consumir batata doce antes do treino. Isto porque consumir carboidrato de baixo índice glicêmico antes do exercício, melhora o desempenho durante a atividade física, pois libera glicose para a produção de energia, de forma gradativa e constante. Desta forma, evita-se hipoglicemia de rebote, quando ocorre liberação de insulina aumentada em resposta à elevação brusca da concentração de glicose no sangue, resultando na queda da glicemia. Esta situação provoca queda de rendimento e pode causar mal-estar durante o treino.
E porque não consumir batata doce depois do treino? Após o treino, a melhor opção são os carboidratos de alto índice glicêmico, para que haja o rápido reestabelecimento das reservas hepáticas e musculares de glicose, adequada recuperação muscular e evitar a depleção muscular. No entanto, dependendo do momento e do seus objetivos, é possível utilizar a batata doce pós-treino também.

Como comer batata doce antes do treino?

Não é indicado consumir batata doce frita antes do treino, além de não ser saudável, a preparação é muito gordurosa e pode atrapalhar o desempenho esportivo. A batata cozida ou assada são as melhores opções para o pré-treino. O tubérculo também pode servir como base de várias receitas pré-treino.



Fonte: https://www.natue.com.br/natuelife

Nenhum comentário:

Postar um comentário